Menu
Viva

Fernando Lopes lança A arte de Ilustrar na II Bienal do Livro

Arquivo Geral

08/04/2014 17h15

No próximo dia 12, na II Bienal Brasil do Livro, o ilustrador Fernando de Castro Lopes lança Fernando Lopes – A arte de Ilustrar, um livro-catálogo que reúne mais de 200 ilustrações produzidas em seus 30 anos de vida profissional. A obra tem curadoria da doutora em história da arte, Graça Ramos, apresentação do artista plástico Roberto Magalhães e projeto gráfico do designer Pablo Julio. As imagens, ao mesmo tempo contemporâneas, dramáticas e poéticas, prometem deleitar os admiradores do trabalho do artista e servir como referência aos aficionados à arte da ilustração.

A edição do livro-catálogo possibilita, pela primeira vez, o contato do público com o conjunto da obra do artista, até então apresentada em edições esparsas. As ilustrações jornalísticas estão em destaque. É o espaço onde sua arte acontece com maior freqüência e visibilidade. Nelas, o ilustrador traduz o que há de poético, trágico e brutal na natureza humana. Com elas, o artista conquistou cinco vezes o Prêmio Vladimir Herzog na categoria Arte, além de menção honrosa no Ranan Lurie Political Cartoon Awards, das Nações Unidas, entre outros prêmios. Fernando realizou selos postais homenageando personalidades como Ayrton Senna, Jorge Amado e o Papa Francisco II. Entre os livros ilustrados destaca-se O Equilibrista, da Editora Ática, escrito por Fernanda Lopes de Almeida. O livro inclui também algumas ilustrações médicas, produzidas em 10 anos de trabalho no hospital Sarah Kubitschek.

Nos desenhos de Fernando Lopes ecoam vestígios de sua descoberta do mundo, do lirismo da adolescência aos trágicos anos da ditadura no Chile, onde morou com a família. Em 1971, primeiro ano do governo de Salvador Allende, na capital, Santiago, Fernando conheceu, aos 14 anos, o criador da Biodança, Rolando Toro, psicólogo e poeta. Rolando encantou-se com os desenhos do jovem artista, e promoveu sua primeira exposição. “Sempre desenhei” – afirma Fernando – “Desenhar, para mim, é uma espécie de refúgio, um espaço onde encontro liberdade para refletir”.

Para a curadora, Graça Ramos, o trabalho de Fernando Lopes é pontuado por contrastes: “… se a construção de seres deformados, que representam mazelas do humano, se torna marca referencial, também há, na trajetória de Fernando, espaço para o lírico, entrevisto em ilustrações cotidianas veiculadas na mídia e em outros contextos criativos”.

Além do lançamento do livro, Fernando Lopes participará de bate-papo com a curadora e acadêmica Graça Ramos e o designer Pablo Julio.

 

Serviço:

Lançamento do livro Fernando Lopes – A arte de ilustrar.

Bate-papo com o autor, a curadora Graça Ramos e o designer gráfico Pablo Júlio.

Dia: 12 de abril e local

Horário: das 13h às 14h

Local: Café Literário, da II Bienal Brasil do Livro.

O livro contém cerca de 200 ilustrações.

Valor de venda ao público: R$ 50.00.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado