A Feira do Troca de Olhos D’Água, Goiás, localizada a 85 km de Brasília, completa 40 anos. E para comemorar a data, a prefeitura de Alexânia preparou uma programação cultural com atrações para toda família.
A tradicional feira, baseada no escambo, será realizada domingo, 2 de junho, mas a festa já começa a movimentar a cidade na sexta-feira, 31 de maio, a partir das 16h. Entre as atividades, oficina de origami, rodada de leitura, apresentações do Coral Acorde, shows com Pedro Lacerda, Galvão e Galvãozinho e outros.
No sábado, 1º de junho, a partir das 16h, tem espetáculo infantil com o grupo Mamulengo Fuzuê, Troquinha infantil de brinquedos e livros, Oficina Viva de Mestres de Oficio e muitas outras participações, como Roberto Correa, André e Andrade e a apresentação da Orquestra da Escola de Música de Brasília.
No domingo, 2 de junho, a festa começa logo cedo. Às 7h, a Banda de Corumbá anuncia a abertura da tão esperada Feira do Troca. Quem visitar o espaço vai poder encontrar os mais diversos tipos de produtos artesanais feitos com fibras, fios, palha, barro, madeira e plantas do cerrado. São tapetes, cobertas, bordados, bonecas de pano, esculturas e objetos de decoração. Além disso, a gastronomia também vai chamar atenção dos convidados. Doces, queijos, ovos caipiras, frangos, frutas do quintal, farinha de mandioca, produção orgânica fresca, leite, biscoitos e outras delícias caseiras também estarão na feira.
Ficou interessado? Então, lembre-se que na Feira do Troca não entra dinheiro. O visitante chega com roupas, calçados, acessórios e coisas de casa que não precisa mais e negocia a troca com o feirante.
Além disso, para a festa ficar ainda melhor, no domingo, haverá uma praça de alimentação com pratos típicos, como a tradicional galinhada com pequi e guariroba, pamonha, caldos, pães de queijo e paçoca de carne de pilão. A programação completa da 80ª Feira do Troca de Olhos D’Água está no facebook.com/portaldozoin.
Programação Feira do Troca – 40 Anos
Dia 31 de maio – sexta-feira
16h – Oficina de Origami com Nilva Bello;
17h – Rodada de leitura com Nilva Bello;
18h – Jabuti Bumbá;
19h – Abertura Oficial com o Coral da Acorde;
20h – Pedro Lacerda;
21h – Aparício da Viola;
22h – Galvão e Galvãozinho;
23h Gilmar dos Teclados;
Dia 1º de junho – sábado
16h – Mamulengo Fuzuê (espetáculo infantil) /Troquinha infantil de brinquedos e livros com Nilva Bello e Oficina Viva de Mestres de Oficio;
17h – Apresentação de Dança dos Kboclos;
17h30 – Mamulengo sem Fronteiras e Oficina viva de Mestres de Oficio;
18h – Cia. La Chirimoya – Thiago Bressani (teatro de bonecos);
20h – Orquestra da Escola de Música de Brasília;
21h – Orquestra de Violeiros de Alexânia;
22h – Roberto Correa;
23h – André e Andrade;
Dia 2 de junho – domingo
7h – Alvorada com a Banda de Corumbá;
9h – Orquestra de Violeiros de Alexânia;
9h30 – Mamulengo Presepada e Oficina Viva de Mestres de Oficio;
10h – Cia de Dança Municipal de Alexânia com a professora Mariana Bulhões; 10h30 – Troquinha infantil de brinquedos e livros com Nilva Bello e Quarteto Capivara;
11h – Homenagem aos pioneiros;
12h – Homenagem a Paulo Tovar;
12h30 – Homenagem a Pedro Samambaia;
Durante todo o dia, haverá apresentação do Grupo de Poetas de Brasília.