A 6º Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Finnar) traz um presente para a capital que completa 52 anos, “O Mundo em Patchwork”. O evento deve reunir mais de 450 artesãos nacionais e internacionais no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília nesta sexta-feira (13) e segue até dia 23.

Com o objetivo de valorizar o artesanato nacional, a Finnar promove o primeiro concurso de patchwork da cidade, onde os três melhores painéis em patchwork serão premiados com espaços gratuitos para que os artesãos possam expor na próxima Finnar, em 2013. O concurso gratuito é aberto à participação de qualquer pessoa.
Com uma programação recheada serão vários shows, oficinas, teatro e um desfile com roupas artesanais. Nessa sexta edição do evento dois renomados grupos de Brasília irão fazer suas apresentações: Mamulengo Sem Fronteiras e Mamulengo Presepada, que fazem parte do Ponto de Cultura Invenção Brasileira.
Para quem se interessou a feira também vai oferecer oficinas de patchwork com a design Rosely Leal nos dias 14, 15, 17, 18, 19 e 20 de abril onde ela deve ensinar a história do patchwork e as várias técnicas, como: spools (carretéis), four patch(quadradinhos), bow tie (gravatinha) e muitos outros. Esse ano os interessados em artesanato ainda podem contar com um super palestra sobre artesanato sustentável.
Marcada pela diversidade, a feira apresenta para seus visitantes o artesanato de todos os estados brasileiros. Os artesãos do sul-mato-grossense devem trazer para essa edição da Feira uma variedade enorme de peças artesanais: licores, flores de madeira, santos de barro, bolsas de pele de peixe, bordados com motivos pantaneiros e trabalhos com ossos e bambus.
Outro destaque são os artesãos da região Norte do Brasil que devem apresentar as belas cerâmicas da Serra da Capivara, a delicadeza e leveza das rendas do Piauí e suas coloridas redes, ofício antigo e passado de geração para geração no Norte do país.
Da Paraíba, o Estado traz oito associações de artesanato com o melhor da renda renascença, redes, esculturas de barro e mantas em patchwork, além das delícias de João Pessoa com a banca Empório do rei, com doces, cachaças, pimentas e farinhas variadas. O Pará tem como expositores na FINNAR entidades cadastradas no programa do artesanato paraense, sendo selecionados artesãos da Região Metropolitana, de Icoaraci e de cidades do interior do Estado.A Feira preocupada com a sustentabilidade vai neutralizar todas as emissões de carbono e oferecer oficinas de reciclagem.