_294771.jpg)
A 10ª edição da Feira de Arte, Antiguidades e Colecionismo do CasaPark acontece nos dias 19 e 20 de outubro, na Praça Central, das 10h às 20h, no sábado, e das 12h às 20h, no domingo. O destaque desta edição é a cutelaria, técnica milenar de forjar o aço para criar lâminas, facas e espadas. Produzidas em um processo conhecido como Aço Damasco, elas têm formas, tamanhos e desenhos variados. A entrada é franca e livre para todos os públicos.
O cuteleiro Alfredo Leal, expositor na Feira de Artes, Antiguidades e Colecionismo, levará para o CasaPark peças únicas e feitas à mão. O artesão cria lâminas de aço reciclado de molas de caminhões e de peças automotivas descartadas por oficinas mecânicas. Alfredo afirma que ele próprio confecciona suas facas e espadas, da forma antiga: “Uso a forja, a bigorna e a marreta para moldá-las”.
Arte milenar
A arte da cutelaria remonta os primórdios da humanidade. As primeiras facas criadas pelo homem que se tem registro foram feitas na Tanzânia e na Etiópia há 2,5 milhões de anos, no período Paleolítico Inferior, e eram feitas de pedra lascada. Foi só há pouco tempo, na idade do Bronze (2000 a.C. a 700 a.C.), que o homem aprimorou a técnica de produção e passou a usar o bronze. Por volta do ano 1.000 a.C, na Índia, o ferro substituiu o bronze e surgiu a mais conhecida e sofisticada técnica de forja do metal, o Aço Damasco: uma liga formada de 99% a 99,4% de minério de ferro e de 0,6% a 1% de carvão vegetal levados ao fogo a uma temperatura entre 1.200° e 1.300° C. A liga metálica ainda incandescente é submetida a sucessivas sessões de dobra e malhação por meio de marreta e bigorna. Uma lâmina de qualidade leva pelo menos 40h de trabalho para ficar pronta.
Além das facas de corte tradicionais, Alfredo Leal levará para o seu estande da Feira de Artes, Antiguidades e Colecionismo os facões produzidos para uso em pescarias e churrascos. Haverá também uma seção dedicada aos famosos canivetes suíços de bolso, que sempre são úteis em casa ou em viagens.
Gravuras e louças
A Feira de Artes, Antiguidades e Colecionismo do CasaPark traz, ainda, o antiquário Paschoal Amoroso que comercializará imagens sacras e telas, Celso Albano, com obras de artistas brasileiros que têm uma ligação com a cidade, além de louças da mítica Companhia das Índias, pratarias e peças em cristal. Também participam desta edição o cuteleiro Alfredo Leal, e Walteson de Oliveira, com relógios antigos. A entrada para a Feira de Artes, Antiguidades e Colecionismo do CasaPark é gratuita e livre para todos os públicos. Mais informações pelo telefone 3403-5300.
Veja abaixo quem vai expor nesta edição da Feira de Artes, Antiguidades e Colecionismo do CasaPark:
Expositor Produto
Arliette Stochiero Joias
Lucia Vilela Joias
Francisco Araújo Joias
Norma Basto Joias e objetos
Adriana Pelloni Objetos, porcelanas e prataria
José Carlos Andrade Cédulas, moedas e selos
Paschoal Amoroso Objetos, gravuras e arte sacra
Alfredo Leal Cutelaria
Walteson de Oliveira Relógios
Willian Dantas Relógios de parede
Virgínia Arruda Arte sacra, quadros e objetos
Celso Albano Costa Objetos, cristais e pratarias
Marisa Ribas Móveis, lustres e objetos em porcelana
Tunico Lages Móveis em madeira bruta trabalhada
Helio Angotti Móveis e objetos
Francisco Alencar Móveis, lustres e objetos