O cineasta Fábio Barreto recebeu alta na tarde de ontem do hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, Barreto vai continuar a recuperação em casa, com auxílio de uma equipe médica.
Desde um grave acidente de carro, em dezembro de 2009, ele estava em coma profundo. Agora ele saiu do coma, abre os olhos, mas continua inconsciente, pois não interage com o mundo exterior. Barreto não fará uso de nenhuma medicação especial, mas continua se alimentando por um orifício artificial na altura do estômago e respirando por um orifício artificial na traquéia.
O acidente aconteceu por volta das 22h30 do dia 19 de dezembro quando o cineaste de 52 anos, capotou seu carro por volta das 22h30 no Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo uma testemunha, o veículo do diretor foi fechado por outro carro, fazendo com que ele perdesse o controle. Barreto sofreu traumatismo craniano e passou por uma operação de colocação de uma válvula cerebral para o tratamento de hidrocefalia (excesso de líquido no cérebro).
O cineaste escreveu e co-dirigiu Lula, o Filho do Brasil (2009) e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com O Quatrilho (1995). São dele também os filmes Nossa Senhora de Caravaggio (2007) e A paixão de Jacobina (2002), ambos de cunho religioso.