Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br
Frio, São João, comidas típicas, roupas para o inverno, música de qualidade. Tudo isso é o que propõe a 19ª edição da Expotchê, que começa nesta noite, com show do grupo Nenhum de Nós, além de outras atividades culturais ao longo do dia.
A banda apresenta em Brasília o show de lançamento do novo CD Contos de Água e Fogo (Radar Records, 13 faixas, R$ 23,20), primeiro álbum com canções totalmente inéditas desde 2005.
A sonoridade tão particular do grupo, influenciada pelo rock inglês e pelo folk norte-americano, dessa vez se mescla até com a música mexicana moderna e mostra um novo movimento criativo.
O disco traz ainda as parcerias com os músicos Leoni, Fábio Cascadura, o argentino Pablo Uranga e o uruguaio Socio. Entre os novos sucessos estão as composiçõesExatamente Igual, Melhor e Diferente, Corrente, Primavera no Coração e Outono Outubro.
“Neste álbum, compusemos as músicas pensando em contar uma história só, por isso o nome”, explica Thedy. Ele diz que as letras refazem uma jornada do contraditório, falam de extremos, como, por exemplo, dor e prazer. A turnê, que começou este mês por Porto Alegre, passou por Curitiba e Belo Horizonte e segue daqui para Porto Velho e Mafra, em Santa Catarina.
No show desta noite, a banda promete ainda relembrar antigos sucessos. “Camila, Camila e O astronauta de mármore o público sempre pede e não podemos deixá-los na mão”, diz o vocalista.
Agitação
O fim de semana reserva, ainda, as apresentações da dupla Edu e Renan, no sábado, e no domingo, Guri de Uruguaiana. A festa continua a partir de quarta, dia 8, com o Grupo Minuano; os gaúchos do Chimarruts, na quinta; o rock do Fresno na sexta; e Papas da Língua e seu som romântico, no sábado, com o novo CD e DVD o Bloco da Rua.
Trajetória de sucesso
Thedy Corrêa, Carlos Stein e Sady Homrich formaram o Nenhum de Nós em Porto Alegre, em 1986. Um ano depois, lançaram o primeiro LP, que levava o nome da banda.
O estouro nacional só veio dois anos depois com a música Camila, Camila. Seguiu-se o sucesso Astronauta de Mármore, que vendeu mais de 210 mil cópias.
Em 1990, já com o guitarrista, violonista e bandolinista Veco Marques, a banda lançou o disco Extraño. O quarto CD saiu em 92, e trouxe Ao Meu Redor, cujo clipe foi eleito melhor do ano pela MTV.
Dois anos depois veio o Acústico ao Vivo, gravado em Porto Alegre. Em 96, o disco Mundo Diablo apresentava o quinto integrante da banda, o pianista, tecladista e acordeonista João Vicenti.
Em 1998, o Nenhum de Nós lançou o álbum Paz e Amor; em 2000, Onde Você Estava em 93?, gravado em 1993 e lançado sete anos mais tarde; em 2001, Histórias Reais, Seres Imaginários; e em 2002, Acústico ao Vivo 2, registrado também em DVD.
Pequeno Universo, o décimo primeiro álbum da banda, foi lançado em 2005. Foi seguido por Nenhum de Nós a Céu Aberto, um registro ao vivo gravado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, em comemoração os 20 anos de trabalho.
Com todo esse currículo, a banda está mais que preparada para o show desta noite. “Esta capital, dita do rock, sempre nos recebe muito bem, com muito carinho e nós estamos ansiosos pois é um público que gosta do nosso som”.
19ª Expotchê – A partir desta sexta até 12 de junho. ExpoBrasília, Pavilhão A do Parque da Cidade. Segunda a sexta, das 16h às 23h; sábados e domingos, das 11h às 23h. Ingressos: R$ 12 (inteira). De segunda a sexta-feira a entrada é gratuita até as 18h. Classificação indicativa da feira: livre. Shows do palco principal iniciam a partir das 21h. Não recomendado para menores de 12 anos.