Depois de passar por escolas do Sol Nascente e do Riacho Fundo II, a exposição fotográfica Pareiada nas Escolas chega ao seu último destino do ano: o Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns, no Itapoã. A mostra, que acontece na próxima segunda-feira, 08 de setembro, ocupa a escola durante todo o dia com uma programação voltada para estudantes, professores e comunidade.
Idealizado pelo comunicador e fotógrafo Davi Mello, o projeto apresenta um conjunto de 30 fotografias que retratam artistas e manifestações das culturas populares do Distrito Federal. Além da exposição, o projeto promove ações de educação patrimonial e atividades culturais que dialogam com a identidade local e a valorização do patrimônio imaterial brasileiro.

A acessibilidade é um dos pilares da iniciativa: todas as imagens contam com audiodescrição, realizada pela audiodescritora Lúcia Corrêa, possibilitando a participação de pessoas com deficiência visual. No CEF Zilda Arns, a programação contará com duas mediações pedagógicas, conduzidas pelo próprio Davi Mello e pela educadora Lua Cavalcante, nos turnos matutino e vespertino.
Durante a visita, os alunos receberão o catálogo da exposição e um cordel sobre a importância do patrimônio cultural brasileiro. As fotografias são exibidas em estandartes cenográficos, criados por Thaís Sampaio, e acompanhadas por estrofes de cordel assinadas por Davi Mello e pela comunicadora e cordelista Keyane Dias.
A proposta vai além da contemplação visual: o projeto inclui apresentações culturais com artistas retratados nas imagens. No Itapoã, os estudantes poderão participar de um cortejo com o Bloco Ventoinha de Canudo e assistir ao show “Outros Sertões”, apresentado por Maísa Arantes e Marcelo Neder.
O acervo retrata expressões tradicionais como mamulengo, bumba meu boi, literatura de cordel, repente, forró, maracatu, além da palhaçaria e das bandas cabaçais de pífano.
“Sinto que a cultura popular tem muito potencial para promover o aprendizado a partir da leveza e do encantamento”, afirma Davi Mello. “A experiência de receber uma exposição com visita guiada e apresentações culturais brincantes pode ser marcante, ainda mais em contextos onde as pessoas têm pouco acesso a bens culturais ainda elitizados. A ideia é ensinar brincando e mostrar quem brinca.”
O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF/SECEC-DF).
Histórico de circulação
Desde sua estreia em julho de 2022, no Espaço Cultural Renato Russo, a Pareiada já passou por diversos eventos e espaços importantes. Esteve no 1º Festival de Teatro de Bonecos Populares do DF, no Sesi Taguatinga, e no evento Bibliotecas do Futuro, na ENAP.
Em 2023, integrou o Festival do Futuro, na posse presidencial de Lula, e ficou dois meses exposta na sede do Iphan Brasília. Em 2024, passou pelo JK Shopping e pela 1ª Mostra Pareia Comunicação e Cultura, novamente no Espaço Renato Russo.
Versão virtual
A exposição também pode ser acessada online, no site, onde estão disponíveis as 30 fotografias com seus respectivos versos de cordel e minibiografias dos artistas retratados, todos atuantes nas regiões administrativas do DF.
Exposição Fotográfica Pareiada nas Escolas
Quando: 08 setembro de 2025 (segunda)
Onde: CEF Zilda Arns – Itapoã
Entrada: franca (exclusiva para a comunidade escolar)
Exposição virtual