Menu
Viva

Exposição "Sons da Cidade" estreia na próxima terça-feira

Arquivo Geral

07/03/2013 14h07

A Embaixada do Reino Unido e o Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO inauguram na terça-feira, 12 de março de 2013, a exposição “Sons da Cidade”, mostra coletiva com obras sonoras e interativas de artistas de Portugal e da Irlanda: Matilde Meireles (PRT), Pedro Rebelo (PRT), Rui Chaves (PRT) e Aonghus McEvoy (IRL),

 

Sobre a Exposição

 

“Sons da Cidade” foi criada a partir de um grande projeto artístico-comunitário realizado em Belfast (Irlanda do Norte) ao longo de vários meses.

 

O resultado foi uma exposição idealizada pelo Metropolitan Arts Centre (MAC), liderada por artistas do Sonic Arts Research Centre (SARC), da Queen’s University. Os artistas trabalharam com dois grupos intergeracionais em Belfast e criaram obras de arte a partir de características sonoras de lugares, eventos e histórias.

 

As obras de arte criadas promovem a audição como uma forma de interseção na vida diária, identidade e memória. A partir do seu contexto histórico de tensões políticas, segregação espacial, social, das diferentes origens culturais e religiosas, percebe-se a cidade como um espaço compartilhado igualmente por todos. 

 

No total, são cinco instalações com imagens e/ou som, que abordam a sonoridade da cidade como vivenciadas por duas comunidades selecionadas, moldadas pelas experiências passadas e presentes dos participantes de oficinas (workshops), ao leste e ao norte de Belfast, concentrando seu conteúdo na relação entre o som e a memória, som e lugar e da documentação pessoal auditiva diária. Trata-se desde a herança industrial à família local.

 

O projeto apresenta o que há de mais inovador e original em termos de produção de arte contemporânea no mundo ao utilizar o som como expressão artística. A exposição é interativa, com obras que emitem sonoridades em instalações inusitadas que transformam todo o espaço expositivo. Será a primeira grande mostra de SOUND ART já ocorrida em Brasília!


Sobre os Artistas

 

Aonghus Mcevoy (IRL) – Etnomusicólogo, artista sonoro e músico. Atualmente cursa doutorado na Queen’s University Belfast. Sua pesquisa concentra-se na experiência auditiva e seu relacionamento com comportamento e experiência de espaço através do emprego de técnicas extraídas da arte sonora e etnomusicologia.

 

Matilde Meireles (PRT) –  O trabalho da artista sonora explora o cruzamento conceitual e criativo entre artes visuais e som, abrangendo áreas como a arte em situ, paisagem sonora e design. Suas obras foram expostas em Portugal, Espanha, Reino Unido e Alemanha. Cursa Doutorado em Arte do Som (Sound Art) no Centro de Pesquisa em Artes Sônicas da Queen’s University Belfast, sob a supervisão de Pedro Rebelo e Paul Stapleton.

 

Pedro Rebelo (PRT) – Compositor, artista sonoro e músico. Trabalha, principalmente, com música de câmara, improvisação e instalação com novas tecnologias. Em 2002, recebeu o título de Doutor pela Universidade de Edinburgo. Suas composições refletem sua abordagem com relação ao design e prática criativa, em compreensão mais ampla da cultura contemporânea e de tecnologias emergentes. É professor catedrático na Queen’s University Belfast e recebeu o prêmio Building Tomorrow’s Belfast do Northern Bank.

 

Rui Chaves (PRT) – Artista sonoro e músico, já apresentou em instituições e eventos em diversos países. Em 2012 criou o conjunto sonoro artístico Unlikely Places (Lugares Improváveis) com Diogo Alvim, Eduardo Patrício e Pedro Rebelo, em Belfast, onde faz Doutorado. Sua pesquisa desenvolve a intersecção de som e teoria da performance através de noções de corporificação, quotidiano e identidade. Desenvolve trabalhos em arte de network, gravação de campo e performance em situ.

 

Evento Educativo

 

Será promovida palestra com os artistas Matilde Meireles, Pedro Rebelo e Elyeser Szturm, consultor das atividades pedagógicas da exposição sobre SOUND ART (Arte do Som). O evento dirige-se a artistas, professores, educadores e público em geral. O encontro acontece na quarta-feira dia 13, das 14hs às 17h00, no ECCO. Sugere-se confirmar participação por e-mail ou telefone para garantir vaga.


Serviço: Exposições: “Sons da Cidade – Belfast”

Visitação: Até 14 de abril de 2013

Hora: terça a domingo das 9h às 19h

Local: Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO

Inscrições e agendamento de visitas: (61)3327-2027 ou (61)9964-2103


Mais Informações:

Programa Educacional – Agendamento de visitas guiadas e trabalhos em oficina.

ecco@eccobrasilia.com.br, educativo@eccobrasilia.com.br;

Tel: (61) 3327-2027 e (61)9964-2103

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado