Menu
Viva

Exposição "Corações Partidos" finaliza com doação de retrato de Renato Russo

Arquivo Geral

29/02/2016 15h16

A exposição “Esperança: Corações Partidos” finaliza mais um ciclo nessa próxima terça (1) a partir das 18h, no Museu Senado. O projeto é uma idealização da artista plástica Valéria Diaz, em busca do universo da beleza feminina encarcerada na COLMEIA, penitenciária feminina do Distrito Federal. 

A exposição, que já passou pela Livraria Cultura, Ministério da Aeronáutica e pela COLMEIA, encerra sua etapa no Museu do Senado com doação de retrato do cantor Renato Russo ao acervo do Museu, obra também feita por Valéria, simbolizando a passagem da artista pelo espaço. A entrega será feita pela artista e por Carmem Manfredini, mãe do cantor.

Nesse mês de março, o projeto segue na sua função social, com 40 horas de aulas de pintura e história da arte para as 13 detentas que fazem parte do projeto. E a exposição segue para o Deck Norte, onde fica de 02 de março a 06 de abril.

Esperança: Corações Partidos

Esperança, Corações Partidos é uma idealização da artista plástica Valéria Diaz, em busca do universo da beleza feminina encarcerada na COLMEIA, penitenciária feminina do Distrito Federal. O propósito é desenvolvido a partir de incursão da artista no universo de mulheres presidiárias de bom comportamento da COLMEIA e na realização de oficinas de pintura na penitenciária. Constituído nas histórias de vida de 13 detentas, sentenciadas, da Penitenciária Feminina do DF e no resgate da autoestima e do orgulho de ser mulher, o projeto objetiva a criação da coleção Esperança, Corações Partidos, um conjunto de 13 obras de arte desenvolvidas por Valéria Diaz.

Numa leitura feita através dos traços dos seus rostos, mesmo sofridos e marcados pelas experiências amargas da vida, vendo além da contraventora e reconhecendo a mulher que se redescobre no sonho de recomeçar e ser vencedora, Valéria Diaz retrata com a técnica Acrílica Sobre Alumínio com referências ao estilo POP ART, a beleza, a força e a feminilidade. Com sensibilidade, retrata os traços diversos do feminino destas mulheres e suas histórias, amores e desamores, dores e sonhos. E com o intercâmbio entre gêneros artísticos, é acrescentado ao projeto a linguagem da poesia, em 13 sonetos poetizados pelo poeta João Santana, sob a perspectiva de admiração e atração dualística pela entidade mulher e na força das histórias de dor e esperança, paixão e fúria, pranto e riso.

Valéria Diaz

Valéria é pernambucana, residente no Distrito Federal, onde desenvolve diversos projetos de vida, dentre eles sua arte maior, as Artes Plásticas. Formada em Desenho Industrial, a artista possui um extenso currículo de projetos, exposições e premiações no Brasil e no exterior.

Serviço

Data: 1 de março

Hora: 18h

Local: Museu Senado – Galeria Senador Ivandro Cunha Lima, Brasília/DF

Informações: (61) 9977-5925 

Entrada franca

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado