Menu
Viva

Exposição "A Cara de Brasília" começa nesta terça

Arquivo Geral

10/06/2014 10h00

Brasília se prepara para receber, a partir do dia 10 de junho, a exposição “A cara de Brasília”, que retrata os rostos de alguns dos sujeitos que contribuíram para a solidificação da história cultural da capital.

De autoria do fotógrafo Alexandre Fortes, o projeto expõe ao público brasiliense não apenas referências talentosas da cidade, mas também faces, traços e características de muitos brasileiros que participaram da construção da capital ou que deixaram contribuições significativas sob diversas formas.  

Um dos objetivos do autor é mostrar que o Distrito Federal não se trata somente daquele quadradinho perdido no meio do planalto central, resultado de idealizações políticas e arquitetônicas pouco modestas, mas também da criatividade e ousadia de mais homens e mulheres marcantes.

“Não é apenas uma homenagem às pessoas fotografadas ou à Brasília, mas uma homenagem ao país, que traz consigo gerações novas tão fortes, sendo que alguns desses rostos, partes delas, estão aqui, reunidos, representando a área deles, causando identificações diversas, e tornando o projeto ainda mais rico”, afirmou o fotógrafo brasiliense.

Quem participa?

Em Brasília, descobrir pessoas que vivem fora do cotidiano burocrático é um desafio. Essas, por sua vez, trazem consigo histórias regadas de sabedoria, criatividade, talento ou um desejo incansável por humanizar a capital.

Com os retratos, o projeto “A Cara de Brasília” identifica algumas dessas pessoas. Entre elas, estão os músicos Oswaldo Montenegro, Dado Vila Lobos e Ellen Oléria, o jornalista Ari Cunha, o pioneiro Ernesto Silva, o diretor de teatro Hugo Rodas, o Chef Dudu Camargo, o cineasta Vladmir Carvalho, o poeta Nicolas Behr, o economista Amaro Gomes, a pesquisadora Berê Bahia e a atleta Leila Barros.

Onde e quando?

O lançamento oficial da Mostra acontece dia 10 de junho, próxima semana, no Boulevard Shopping, no final da Asa Norte.

Fragmentos da exposição já começaram a ser divulgados, desde o dia 15 de maio, com a instalação de teasers nas estações de Metrô da 102 sul; Centro Metropolitano; 108 Sul; Furnas (Samambaia);  112 Sul e Águas Claras.

Formato e acessibilidade

Serão expostos 50 retratos monocromáticos, emoldurados e legendados, com quase 1 metro de altura. Os retratos serão acompanhados por outras mídias disponíveis durante a exposição.

Áudio com a descrição física e biográfica de 25 fotografados faz dos deficientes visuais parte do público esperado.

Abertura oficial da mostra

Dia 10 de junho, às 20 horas, no Boulevard Shopping, no Setor Terminal Norte (Asa Norte). A entrada é franca e a exposição permanecerá no local até 10 de julho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado