Menu
Viva

Exposição de artista espanhola retrata cotidiano e paisagens urbanas de estados brasileiros

Arquivo Geral

05/11/2012 18h48

Foto: Divulgação

O Instituto Cervantes abre as portas para apresentar ao público brasiliense a exposição “Em Brasília – A paisagem interior na obra de Concha Gómez-Acebo”. A mostra de pinturas da artista espanhola retrata o cotidiano, as paisagens urbanas e a natureza de quatro estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Amazonas – e do Distrito Federal. A mostra será aberta ao público no dia 07 de novembro às 19h30 e permanece até 10 de janeiro no espaço cultural do Instituto Cervantes.Visitação: De segunda a sexta-feira, de 11h às 21h. Sábados, de 9h às 14h.Entrada franca.Classificação livre.Informações: 3242-0603 

 

“Represento nas obras cenas do cerrado brasileiro, vasos com flores, hotéis iluminados perdidos na escuridão e o dia-a-dia das pessoas, como mulheres silenciosas esperando compradores para seus produtos”, explica a artista.Há um ano Concha Gomez vive no Brasil e desde então retrata sua jornada solitária em pinturas e desenhos cuidadosamente executados com infinidade de cores, pensamentos, memórias, sentimentos e intuições.

 

A artista conta que sempre teve uma admiração pelo Brasil e por isso resolveu mostrar de modo particular tudo o que lhe chamou atenção em cada lugar que conhecia.  “Sensibilidade, imaginação e espírito livre são sentimentos necessários para entender as pinturas”, explica Concha.Composta por 28 pinturas e um vídeo, a mostra será aberta no dia 07 de novembro, às 19h30, com visita guiada pela artista. A exposição fica em cartaz no Instituto Cervantes Brasília até 10 de janeiro. A entrada é franca.

 

Sobre Concha Gomez-Acebo

Nasceu em Málaga (Espanha) em 1960. Viveu em Roma e em Madrid até 1970 onde iniciou os estudos. Em 1971 mudou para Londres, e passou a ter aulas de pintura com a professora Donna Griffith e de história da arte com Margaret Read em Beckenham.

 

De 1979 a 1981 estudou desenho e restauração de pintura na Escola de Artes e Ofícios de Madrid. Iniciou sua carreira de pintora profissional na década de 80 e em 1983 fez a primeira exposição em Madrid.

Desde então continua expondo suas obras em diferentes partes da Espanha e no exterior. A última em 2012 foi uma exposição coletiva que pode ser visitada em Madrid, “The Artist and the City”.

 

Durante os anos 80, 90 e 2000, morou em Madrid, Argentina e Espanha. Nesse período colaborou com o artista Carlos Franco em vários projetos, como a Casa de la Panaderia da Plaza Mayor de Madrid e em 1999 fez um mural na praça de touros na Real Maestranza de Ronda (Málaga). Atualmente vive no Brasil e faz vários trabalhos de ilustração, além de se preparar para a sua primeira exposição no país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado