Duas exposições – Entre rios e ruas e Estrutura Volátil – serão abertas, simultaneamente, no dia 9 de fevereiro, às 19h, na Funarte. As duas mostras ficam em cartaz até 11 de março e podem ser vistas, diariamente, das 9h às 21h. A entrada é gratuita.
Entre rios e ruas
Uma das vencedoras do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, a artista plástica Isabela Prado apresenta, na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília, a exposição Entre rios e ruas. Desenhos, fotografias, vídeos, objetos, performances e instalações contam um pouco da história urbanística de Belo Horizonte, cidade natal da artista. A mostra propõe uma reflexão sobre a questão do meio ambiente, que vai sendo moldado e subjugado às necessidades de expansão dos centros urbanos e, ainda, sobre o papel da arte nesse processo.

Estrutura Volátil
O artista paranaense Geraldo Zamproni apresenta sua primeira exposição individual na capital federal com a instalação Estrutura Volátil. A mostra será aberta na Marquise do Complexo Cultural da Funarte, em Brasília. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011, para ocupação do espaço.
Estrutura Volátil é uma instalação com almofadas gigantes que aparentemente substituem os 31 pilares que sustentam a marquise. Confeccionadas em material sintético e sob medida para esta instalação, considerando a secção e altura dos pilares existentes, elas medem 6m X 6m de largura e 2,30m de altura. Ao serem dispostas em fileiras, dão a ideia de sustentarem a marquise. No centro de cada almofada há um orifício para acomodar o pilar, e um fechamento vertical com velcro conclui a camuflagem. Cada uma é inflada individualmente por um compressor em movimento constante.
A exposição já foi apresentada em Granada-Espanha na Bienal do Milênio (Museo de al Memoria de Andalucía), em dezembro de 2011.
