O VOA Festival desembarca no Parque da Cidade hoje (6/12) e amanhã (7/12) para a sua segunda edição, trazendo uma programação que reúne 20 shows de diferentes estilos musicais. Um dos destaques é a Baiana System, que encerra o evento no domingo com a última performance do show “Nossa cultura em primeiro lugar”. Mariana Aydar e Mestrinho apresentam o premiado álbum de forró “Mariana e Mestrinho”, enquanto BNegão traz seu mais recente trabalho, “Metamorfoses Riddims e Afins”.

Ainda na programação, a banda “Los Sebosos Postizos”, liderada por Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi, celebra os 50 anos do icônico álbum “A Tábua de Esmeralda”, de Jorge Ben Jor.
“É um trabalho importante para a discografia brasileira, muito à frente do seu tempo, que traz referências nunca usadas antes por compositores brasileiros”, diz Du Peixe. “Jorge Ben adentrou o auge da ditadura com um disco enigmático e aceso, gravado ao vivo, com arranjos afropsicodélicos vigorosos. É um prazer e uma honra poder tocar essa obra na íntegra”, completa o artista.

O line-up inclui, ainda, talentos como Guilherme Cobelo e Gaivota Naves, Flávio Delli com Ane Êoketu, Ivyson, Josyara, e Moreno Veloso ao lado de Mãeana, Outros grupos locais integram a programação, como o Samba Urgente e o Samba da Tia Zélia, e os DJs Criolina, Laine de Olinda, Perde a Linha e La Ursa.

“O Samba da Tia Zélia nasceu do amor de um coletivo de pessoas pelo samba. Construímos um projeto acolhedor, fizemos uma roda afetiva, o que acreditamos que colaborou para que o público e todos os músicos da cidade abraçassem o projeto. Acho que a soma de tudo isso nos trouxe até aqui. Queremos muito mais e contamos com todos para alcançar esse sonho que é viver a música diariamente”, ressalta Marcelo Ribeiro, produtor e integrante do Tia Zélia.

Já de São Paulo, vem a banda Francisco El Hombre, com sua variedade de estilos musicais, como rock, música latina, reggae, e ritmos tradicionais da América Latina, como cumbia e tropicália, que faz sua sonoridade única e cheia de energia. Este será o “último” show da banda, que entrará em hiato. Ao Jornal de Brasília, a vocalista Ju Strassacapa diz que não é um fim, mas um tempo. “É um hiato e o respiro certamente vai mostrar os caminhos futuros, mas o que posso dizer é que pretendemos pausar por 1 ano e meio ou 2 anos para oxigenar as ideias”, garante. “Brasília pode esperar muito amor e energia de um encontro saudoso, em vibe de despedida. Muitas emoções numa onda muito mais intensa”, adianta.

ATRAÇÕES
- Dia 6/12
DJs Pista Criolina (DF), DJ Laine de Olinda (DF), Flávio Delli (DF) convida Ane Êoketu (DF), Ivyson (PE), Samba Urgente (DF), Mariana (SP) e Mestrinho (SE), Francisco El Hombre (SP), Los Sebozos Postizos (PE) - Dia 7/12
DJs Pista Perde a Linha (DF), DJ La Ursa (DF), Cobelo (DF) convida Gaivota (DF), Samba da Tia Zélia (DF), Josyara (BA), Moreno Veloso (BA) convida Mãeana (RJ), BNgeão (RJ), BaianaSystem (BA)
Segunda edição do VOA Festival
Sexta (6/12) e sábado (7/12), a partir das 19h, no Parque da Cidade | Estacionamento Ana Lídia, anexo ao Estacionamento 12. Ingressos: a partir de R$60 no Sympla