A Unidos da Viradouro conquistou o título do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026, com 270 pontos, após a apuração dos votos do Grupo Especial realizada nesta quarta-feira (18) na Cidade do Samba, no bairro da Gamboa.
A Beija-Flor e a Vila Isabel ficaram em segundo lugar, ambas com 269,9 pontos. Completam o pódio o Salgueiro, com 269,7 pontos, a Imperatriz Leopoldinense, com 269,4 pontos, e a Estação Primeira de Mangueira, com 269,2 pontos. Todas as escolas do pódio participarão do Desfile das Campeãs no próximo sábado (21), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
A Viradouro apresentou o enredo ‘Para cima, Ciça!’, que celebra os 70 anos de Moacyr da Silva Pinto, conhecido como Ciça, o mais longevo mestre de bateria em atividade. Durante o desfile, Ciça participou da comissão de frente e do último carro alegórico, regendo os ritmistas.
Ciça já regeu as baterias de escolas como Unidos da Tijuca, Grande Rio, União da Ilha e Estácio de Sá, onde começou em 1988. Reconhecido pelas paradinhas ensaiadas, ele liderou a percussão em vitórias da Viradouro em 2020 e 2024, além de um título da Estácio de Sá em 1992.
Este é o quarto título da Viradouro no Carnaval do Rio. O último havia sido em 2024. Na lista de maiores campeãs, a Portela lidera com 22 títulos, seguida pela Mangueira (20), Beija-Flor de Nilópolis (15), Salgueiro, Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense (9).
A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para a Série Ouro com 264,6 pontos, apresentando o enredo ‘Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil’. A escola que ocupará sua vaga será definida na apuração da Série Ouro, nesta quinta-feira (19).
Com informações da Agência Brasil