Menu
Eventos

Um brinde a Hugo Rodas: Brasília celebra legado do diretor com cinema e teatro

Homenagens incluem exibição de documentário no Cine Brasília e apresentação de Os Saltimbancos no Ulysses Centro de Convenções

Aline Teixeira

15/05/2026 16h28

9046322e a156 48e5 9c6d 0ec482285cf2

Foto: Sartoryi

Brasília recebe, ao longo do mês de maio, uma série de homenagens a um dos maiores nomes das artes cênicas do país. Intitulada Um Brinde a Hugo Rodas, a programação celebra o legado artístico e humano do diretor uruguaio radicado na capital federal desde a década de 1970.

A iniciativa é promovida pela Embaixada do Uruguai, em parceria com a Stelios Produções, a Agrupação Teatral Amacaca (ATA) e o Cine Brasília. O ponto alto da celebração acontece no dia 20 de maio, quando o Cine Brasília recebe o evento Rodas de Gigante: um Brinde a Hugo Rodas, a partir das 18h30, com entrada gratuita.

A programação inclui coquetel de recepção oferecido pela Embaixada, exposição de fotografias assinadas por Diego Bresani, além de falas do embaixador Rodolfo Nin Novoa e da diretora Catarina Accioly. Na sequência, será exibido o documentário Rodas de Gigante (Wheels of a Giant), que revisita a trajetória do artista.

Dirigido por Catarina Accioly, o filme acompanha a despedida de Hugo Rodas e destaca sua importância para o teatro brasileiro e latino-americano. A produção teve ampla circulação internacional, participando de 87 festivais e conquistando mais de 29 prêmios, incluindo Melhor Filme, Direção e Montagem na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2023.

Reconhecido por sua abordagem inovadora e multidisciplinar, Rodas construiu uma carreira marcada pela experimentação e pelo diálogo entre diferentes linguagens artísticas, como teatro, dança, música e performance. Sua atuação também foi fundamental na formação de gerações de artistas no país.

A homenagem no Cine Brasília contará ainda com a presença da Agrupação Teatral Amacaca, última companhia dirigida por Rodas, que dará início a uma série de atividades comemorativas ao longo do ano. Entre elas está a apresentação do espetáculo Os Saltimbancos, no dia 30 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Com direção original de Hugo Rodas, a montagem reúne elementos de teatro, dança, circo e música para contar a história de quatro animais que, após se libertarem da opressão de seus donos, se unem em busca de uma vida mais justa. Inspirada em valores como união, empatia e resistência, a peça mantém caráter atemporal e já foi assistida por mais de 20 mil pessoas no Distrito Federal.

Criada originalmente em 1977 por Rodas em parceria com o Grupo Pitú, a versão brasiliense de Os Saltimbancos se tornou um marco cultural da cidade. A remontagem atual, idealizada pela ATA, surgiu em 2019 como parte das comemorações pelos 80 anos do diretor.

As celebrações também antecipam a realização do primeiro Festival Hugo Rodas, previsto para maio de 2027, com proposta de expansão para o Uruguai, reforçando os laços culturais latino-americanos.

Um Brinde a Hugo Rodas
Data: 20 de maio de 2026
Local: Cine Brasília (Entrequadra 106/107 Sul)
Horário: 18h30
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita

Os Saltimbancos
Data: 30 de maio de 2026
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Horário: 11h
Ingressos: R$ 45 (meia) e R$ 90 (inteira)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado