Menu
Eventos

Rio inaugura Circuito Bira Presidente para desfiles carnavalescos no centro

Nova área na Avenida Chile homenageia fundador do Cacique de Ramos e destaca diversidade cultural do carnaval de rua.

Redação Jornal de Brasília

05/02/2026 9h16

blocos de rua

Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil

O carnaval de rua do Rio de Janeiro ganha um novo espaço de desfile no centro da cidade com a criação do Circuito Bira Presidente, na Avenida Chile, entre sábado (14) e terça-feira (17) de fevereiro.

Batizado em homenagem a Bira Presidente, fundador do bloco Cacique de Ramos, o circuito destaca a diversidade do carnaval carioca, reunindo blocos tradicionais, coletivos culturais, manifestações afro-brasileiras e grupos de diferentes territórios da cidade. A homenagem foi oficializada por decreto da prefeitura, escolhendo a Avenida Chile por ser o percurso tradicional do Cacique de Ramos.

“Batizar a Avenida Chile como Circuito Bira Presidente é uma forma de reconhecer a importância dos blocos e da cultura popular na construção do Carnaval carioca. A programação reúne tradições, ancestralidade e diferentes expressões culturais que mantêm viva a identidade do Rio”, disse o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

A concentração dos desfiles ocorrerá na Avenida Almirante Barroso com a Rua México. A programação inclui:

– **Sábado (14)**: Federação Blocos Grupo 2, com apresentações a partir das 20h, incluindo Quilombo Baixada, Resistentes Lapa, Mocidade Manguariba, Raízes da Tijuca, Amigos do Tinguá, Mocidade Mineira, Do China e outros.

– **Domingo (15)**: Blocos de Embalo da Liberj, a partir das 16h, com Engata no Centro, Pagodão Beco de Pilares, Unidos de Benfica, e encerrando com Cacique de Ramos às 21h.

– **Segunda (16)**: Blocos de Embalo da Liberj, iniciando às 16h com Vinil Social, Gigante dos Mares, e finalizando com Cacique de Ramos às 21h.

– **Terça (17)**: Blocos de Embalo da Liberj às 15h, com Alegria de Quintino e outros, seguido de blocos afro a partir das 16h30, incluindo Afoxé Filhas de Gandhi e outros, e Cacique de Ramos às 21h.

A iniciativa reforça a vitalidade da cultura carnavalesca e o papel do Rio como polo de festas populares, unindo tradição e inovação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado