Menu
Eventos

Red Bull BC One movimenta Brasília e leva vencedores à final nacional

Etapa na Galeria dos Estados reuniu nomes consagrados, revelou novos talentos e evidenciou a força do breaking feminino na capital

Tamires Rodrigues

07/09/2025 10h06

ery1268

Foto: Divulgação/Red Bull Bc One Cypher

Brasília foi palco, neste sábado (6), do pontapé inicial da temporada 2025 do Red Bull BC One, o maior campeonato 1×1 de breaking do mundo. A Galeria dos Estados, na Asa Sul, se transformou em um verdadeiro ponto de encontro da cultura urbana, reunindo b-boys e b-girls de diversas regiões do país. Além das batalhas acirradas, o evento deu voz a representantes da cena brasiliense e ressaltou a potência do break feminino.

Entre os destaques, o Jornal de Brasília conversou com Samuka, b-boy de Brasília que venceu a etapa local e garantiu vaga na final nacional, marcada para 5 de outubro, no Circo do Parque da Juventude, em São Paulo. Orgulhoso pela conquista “em casa”, ele já projeta os próximos passos. “É uma realização enorme ganhar aqui em Brasília. Agora é muito treino, foco físico e mental para chegar bem na final. Vou dar o meu melhor para me divertir, representar minha cidade e vencer”, disse.

 ery1120
Foto: Divulgação/Red Bull Bc One Cypher

Na categoria feminina, a vitória foi de Mini Japa, natural de Belém do Pará, que comemorou a importância das seletivas para fortalecer o cenário nacional. “Estou muito feliz porque essa etapa é a garantia de estar no nacional, que é um dos eventos mais importantes do ano. A felicidade foi em dobro, porque minha irmã também conseguiu a vaga”, contou emocionada.

 ery0966
Foto: Divulgação/Red Bull Bc One Cypher

Outra voz fundamental foi a da brasiliense Maia, uma das maiores representantes do break feminino, também classificada para a final nacional. Para ela, começar a temporada em sua cidade natal tem um sabor especial, “é sempre muito gostoso. O Red Bull BC One é o evento mais esperado da cena, e poder recebê-lo em Brasília fortalece ainda mais o nosso movimento. A cada edição, esse encontro reafirma nossa resistência e identidade”, afirmou.

 ery0928
Foto: Divulgação/Red Bull Bc One Cypher

O crescimento do breaking feminino também foi lembrado pela jurada Fabgirl, que ressaltou os desafios enfrentados pelas mulheres que vivem da dança. “Faltam centros de treinamento e apoio básico no Brasil. Muitas meninas treinam em condições precárias, até mesmo na rua à noite, correndo riscos. Apesar disso, o swing brasileiro e a criatividade nos diferenciam e seguem levando nossas b-girls para o topo”.

O público ainda se emocionou com a presença de Migaz, único brasileiro a integrar o júri das Olimpíadas de Paris em 2024. Ele destacou a responsabilidade de representar o país no maior palco esportivo do mundo. “É uma honra carregar no peito minha cidade e a galera que me inspirou. Estar em Paris como jurado foi incrível, me senti representando toda a comunidade que luta diariamente para viver da dança”.

dsc01581
Foto: Divulgação/Red Bull Bc One Cypher

Com batalhas cheias de estilo, suor e autenticidade, o Red Bull BC One mostrou mais uma vez que Brasília não é apenas palco, mas também berço de talentos que elevam o breaking brasileiro ao cenário mundial.

Serviço
Final nacional do Red Bull BC One
📅 5 de outubro
📍 Circo do Parque da Juventude – São Paulo
Igresso

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado