O projeto Interakt Social Lab realizará oficinas gratuitas de formação técnica em audiovisual no Guará entre setembro e outubro. A iniciativa acontece no CED 3 e é aberta a todos os públicos.
Voltado a jovens e entusiastas da área, o projeto oferece quatro oficinas com 8 horas de duração cada, ministradas por profissionais experientes do setor. A proposta é capacitar tecnicamente os participantes em áreas como fotografia para vídeo, captação de som, operação de drone e edição de vídeo, além de promover reflexões sobre acessibilidade e representatividade no audiovisual.
As oficinas são sempre realizadas das 14h às 18h. A programação inclui aulas de captação de áudio com Raupp (17/9), operação de drone com Leandro Lima (23 e 25/9) e edição de vídeo com Ana Izeti (30/9 e 2/10).

Idealizado pelo produtor brasiliense Arthur Lopes Marques e realizado pelo Instituto Sócio Criativo, o Interakt Social Lab deve atender cerca de 150 estudantes da região do Guará. O foco é alcançar pessoas da periferia do DF, promovendo acesso à formação profissional no audiovisual com um olhar inclusivo.
“Queremos sensibilizar os participantes para questões de acessibilidade no audiovisual, promovendo uma reflexão crítica e ética sobre a inclusão de públicos diversos em suas produções. Além de incentivar profissionais ou entusiastas da área. Vivemos em um mundo digital onde o audiovisual e as técnicas hoje servem para qualquer profissional”, afirma Arthur.

Ao final das oficinas, haverá uma palestra sobre acessibilidade no audiovisual com a especialista Beatriz Cruz. Mais informações podem ser encontradas no Instagram @interaksociallab.