Menu
Eventos

Projeto Cartola ocupa o Eixão Sul com show de Dhi Ribeiro

Evento gratuito celebra o samba e a obra de Cartola em edição especial ao ar livre

Aline Teixeira

12/08/2025 14h56

dhi ribeiro por patricia regina 1

Dhi Ribeiro. Foto: Patrícia Regina.

Neste domingo (17), o Projeto Cartola deixa o gramado do CCBB Brasília para ganhar um novo endereço: o Eixão Sul. Em oito edições realizadas entre abril e agosto, a iniciativa reuniu centenas de famílias em torno da genialidade do mestre do samba, e agora apresenta suas duas últimas paradas em um palco urbano e democrático.

A programação começa às 12h, com o Regional Choro Livre e convidados, sob a batuta de Reco do Bandolim. Em seguida, sobe ao palco Dhi Ribeiro, dona de uma das vozes mais marcantes do samba contemporâneo, para homenagear Cartola.

Nascida em Nilópolis (RJ) e criada em Salvador, Dhi carrega na música a força das tradições afro-brasileiras herdadas do Afoxé Filhos de Gandhi, fundado por seu avô. Reconhecida no Carnaval de Salvador como Cantora Revelação em 1993, construiu carreira sólida em Brasília, firmando-se como referência nacional com turnês pela Europa, parcerias com Jorge Aragão, Diogo Nogueira e Fundo de Quintal, além de projetos autorais como Roda Dhi Samba. Gravou o álbum Manual da Mulher pela Universal Music, teve canções em trilhas da TV Globo e foi enredo da escola Candangos do Bandeirante em 2014.

Para Henrique Neto, diretor musical do projeto e da Escola Brasileira de Choro, a mudança de cenário reforça a vocação do evento. “O Projeto Cartola no Eixão Sul se consolida como um novo ponto de cultura ao ar livre em Brasília, aproximando o público da arte e da tradição musical brasileira.”

Aberto e gratuito, o evento oferece atrações musicais de alta qualidade, opções gastronômicas e atividades para toda a família. A despedida do projeto será no dia 31 de agosto, com participação especial de Teresa Lopes.

Sobre o Projeto Cartola

Criado em homenagem a Angenor de Oliveira, o Cartola, o projeto celebra o compositor, poeta e intérprete que marcou para sempre a música brasileira com obras como O Mundo é um Moinho, As Rosas Não Falam e Preciso Me Encontrar. Figura central na consolidação do samba como expressão cultural, Cartola viveu períodos de invisibilidade, chegando a trabalhar como lavador de carros até ser redescoberto e voltar à cena musical ao lado de Dona Zica, com quem fundou o lendário Zicartola. Gravou o primeiro disco aos 65 anos e se eternizou como símbolo de resistência, lirismo e autenticidade.

A programação do Projeto Cartola também acontece no Clube do Choro, desde 26 de abril, e segue até 31 de agosto.

Projeto Cartola
Local: Eixão Sul, altura da 102/103 sul
Data: 17 e 31 de agosto (domingo)
Classificação indicativa: Livre  

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado