O Teatro dos Bancários, em Brasília, recebe hoje, às 20h, o evento Pretitude!, iniciativa do Sindicato dos Bancários que busca valorizar a cultura afro-brasileira por meio da arte e da música. O destaque da noite será o show Um Grito de Liberdade!, da Banda Patacori, que combina performance musical com reflexões sobre identidade, resistência e religiosidade negra no Brasil.
A apresentação marca também a gravação do álbum ao vivo do espetáculo e contará com a participação especial da artista Cris Pereira. A Banda Patacori, uma das vencedoras do festival Brasília Independente 2024, une música, cenografia e discurso político para homenagear figuras históricas como Luísa Mahin, Dandara, Zumbi dos Palmares e Maria Firmina dos Reis.
A proposta do evento vai além do entretenimento: é um convite à reflexão sobre a presença negra na sociedade brasileira. Apesar de pretos e pardos representarem 55,5% da população, segundo o Censo do IBGE de 2022, apenas 17% estão entre os mais ricos do país e apenas 26% ocupam cadeiras na Câmara dos Deputados, números que evidenciam uma significativa sub-representação política e econômica.
A intolerância religiosa também é pauta da apresentação. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), de 2024, mostram que quase metade dos casos de intolerância registrados na capital envolvem religiões de matriz africana. Nesse contexto, o show da Banda Patacori se propõe como um ato de resistência cultural e afirmação da fé.
“Durante muito tempo, nós, povos de santo, fomos silenciados. Faltou coragem, apoio e o reconhecimento do nosso direito ao respeito”, afirma Fábio dos Santos, vocalista da banda. “O show Um Grito de Liberdade é uma celebração da nossa fé, por meio da música e da intervenção cênica, mostramos a força e a resistência que nos trouxeram até aqui.”
Para Tata Luazi Luango, líder de comunidade tradicional de Candomblé Raiz Angola Kongo e diretor artístico da banda, o show é um manifesto contra o mito da democracia racial. “Os quilombos, os terreiros, as periferias e comunidades são frutos das estratégias de sobrevivência e resistência negra frente à violência colonial que ainda persiste. Este espetáculo ecoa vozes que a história tentou calar.”
A entrada é gratuita e aberta ao público.
Pretitude! Com show Um grito de liberdade!
Quando: 29 de julho, às 20h
Onde: Teatro dos Bancários
Ingressos pelo link