Menu
Eventos

Planetário de Brasília lança oficinas gratuitas de ciência e exposição interativa

Projeto em parceria com Secti-DF e Instituto Futuro Certo democratiza acesso ao conhecimento científico para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

Redação Jornal de Brasília

08/01/2026 15h29

Foto: Divulgação/Secti-DF

Foto: Divulgação/Secti-DF

O Planetário de Brasília inicia uma transformação em laboratório de experimentação e descoberta a partir deste mês, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e o Instituto Futuro Certo. A iniciativa, batizada de Planetário Jovem, oferece oficinas temáticas, apresentações, observação astronômica e uma exposição sustentável voltada para crianças, adolescentes e jovens, promovendo o conhecimento científico, tecnológico e a inovação de forma lúdica.

Instalada no espaço externo do Planetário, a exposição conta com totens sustentáveis e ficará aberta ao público por 155 dias, permitindo o contato direto com conceitos científicos de maneira acessível e interativa. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino, o projeto representa um pilar estratégico para o desenvolvimento humano e tecnológico do Distrito Federal. ‘Nossa missão é democratizar o acesso ao conhecimento e despertar vocações científicas desde cedo. Ao oferecermos uma programação gratuita e de alta qualidade, estamos utilizando o lúdico para desmistificar a tecnologia’, destacou Vitorino.

Além da exposição, o Planetário promoverá oficinas educativas entre janeiro e março de 2026, com capacidade para 1.080 participantes. Cada oficina terá duas turmas, com 45 vagas cada, organizadas por faixa etária para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. As atividades adotam metodologias baseadas em experimentação, trabalho em grupo e aprendizado ativo, utilizando materiais simples e reutilizáveis.

‘As oficinas foram pensadas para aproximar a ciência da realidade das crianças, mostrando que aprender pode ser algo divertido e transformador’, explicou Marcelo de Souza Câmara Cortes, do Instituto Futuro Certo.

A programação inclui oficinas como Pequenos Inventores (13/1), Micromundo (14/1), A Magia da Eletricidade (15/1), Laboratório Vivo (20/1), A Química das Cores (21/1), Missão Espaço (22/1), DNA e o Corpo Humano (23/1), Energia Sustentável (27/1), Pequenos Meteorologistas (10/3), Laboratório das Ideias (11/3) e Cientistas do Clima (13/3). Elas ocorrerão em dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com monitores capacitados, inclusive para inclusão de crianças com deficiência, conforme a Portaria nº 78, de 11 de julho de 2025.

As inscrições devem ser realizadas pelos responsáveis legais por meio do site oficial.

Com informações da Secti-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado