Menu
Eventos

Oficinas de artes cênicas para indígenas e quilombolas 

Projeto “Vozes e Imagens: Formação Artística para Diversidade” será realizado em Brasília de 13 de outubro a 19 de dezembro

Carolina Freitas

06/10/2025 14h30

whatsapp image 2025 10 02 at 10.30.12 (2)

Foto: Divulgação

 Com foco na pluralidade artística, nasceu em Brasília o projeto “Vozes e Imagens: Formação Artística para Diversidade”. A iniciativa promove, a partir do dia 13, oficinas de formação em artes cênicas para indígenas e quilombolas. Serão cinco oficinas gratuitas, realizadas entre 13 de outubro e 19 de dezembro, no Centro Educacional Gisno e na UnB – Faculdade de Planaltina (FUP).

Ao todo, o projeto disponibiliza 150 vagas, que podem ser preenchidas através de inscrição online e gratuita disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPVRkZDkVcBlXf7ewI4772To_DFC-2ak4QQihJhGgU15c9Cw/viewformCada pessoa inscrita deverá escolher no máximo três oficinas para participar, levando em conta os seus interesses pessoais e habilidades que queira aprimorar em cinco áreas básicas na formação teatral: dramaturgia, corpo, cenografia, direção e produção cultural.

A iniciativa, do Coletivo Poético da Meia Noite, visa valorizar narrativas descoloniais, saberes tradicionais e inclusão social através da arte. “O projeto nasce do desejo do nosso em construir oficinas de forma horizontal, reunindo pessoas quilombolas, indígenas e artistas das Artes Cênicas em um mesmo espaço de troca. Acreditamos que cada eixo – Cenografia, Corpo, Dramaturgia, Direção e Produção Cultural – é um ponto de encontro entre os saberes das comunidades e as práticas artísticas dos oficineiros”, destaca Fernanda Duarte, coordenadora pedagógica do projeto. 

Fernanda acrescenta que mais do que formar, a iniciativa busca aprender junto. “Seja indo até as comunidades, seja trazendo suas referências, histórias e lideranças para o centro das discussões. A importância desta iniciativa está em reconhecer que os saberes tradicionais são fundamentais para a construção artística e que a diversidade não é apenas tema, mas método. O projeto se faz por cada pessoa envolvida, em um percurso sensível e coletivo.”

As oficinas serão ministradas por integrantes do Coletivo Poéticas da Meia Noite – grupo teatral que reúne artistas brasilienses e baianos. As aulas serão ministradas pelos artistas Amanda Reis e Thiago Carvalho (direção), Anna Ju Carvalho e Davi Dias (dramaturgia), Gabriela Vasconcelos e Abgail Castilho (corpo), Fernanda Duarte e Ana Clara Neves (cenografia) e Fernanda Tiago e Vitor Alves (produção). 

Além do Coletivo Poéticas da Meia Noite, a iniciativa conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Pensando em inclusão, todas as oficinas contarão com intérprete de Libras, audiodescrição, monitor de acessibilidade e materiais adaptados, assim como os espaços garantem acessibilidade física, com rampas, banheiros adaptados e assentos reservados.

Serviço
“Vozes e Imagens: Formação Artística para Diversidade”
Quando: De 13/10 a 19/12 – 09h às 12h
Onde: Centro Educacional Gisno (plano piloto) e UnB – Faculdade de Planaltina (FUP)
Inscrições Online:
Quanto: Gratuito

Programação

Centro Educacional Gisno (plano piloto)

13 a 24/10 – Teias de Narrativas (Dramaturgia) – escrita de narrativas a partir de memórias e tradições;

27/10 a 07/11 – Corpo e Movimento Cultural (Corpo) – redescoberta da ancestralidade e valorização do corpo;

UnB – Faculdade de Planaltina (FUP)

10 a 21/11 – Espaços de Criação (Cenografia) – integração estética e criação de cenários, objetos e imagens visuais;

24/11 a 05/12 – Olhares que Narram (Direção) – liderança criativa e organização das narrativas em cena;

08/12 a 19/12 – Raízes e Rituais (Produção Cultural) – estruturação de projetos artísticos, sustentabilidade e circulação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado