Menu
Eventos

Night Lab com Don L promove encontro entre música, cultura e histórias

Evento do SESI Lab acontece em 1º de outubro e terá shows, oficinas, discotecagem e conversa sobre o papel dos museus nas comunidades

Aline Teixeira

28/09/2026 16h54

img 3909

Foto: Bel Gandolfo Imagem

O SESI Lab realiza, no dia 1 de outubro, a 32ª edição do Night Lab, com uma programação dedicada às histórias, culturas e identidades dos diferentes territórios do Distrito Federal. Com o tema “Conexão Territórios”, a noite terá como atração principal o rapper Don L, além de oficinas, discotecagem e uma conversa sobre a relação entre museus, comunidades e ações educativas.

Natural do Distrito Federal e criado em Fortaleza (CE), Don L encerra a programação com o show “CARO Vapor II – qual a forma de pagamento?”, inspirado no álbum homônimo lançado em 2025. O trabalho foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Urbana em Língua Portuguesa e transita por gêneros como hip-hop, samba, funk e baião.

A noite começa com a discotecagem de Sylver, multiartista drag do Distrito Federal, que apresenta uma seleção voltada à música urbana, com destaque para house e techno produzidos entre os anos 1980 e o início dos anos 2000.

Além da programação musical, o Night Lab terá atividades desenvolvidas por coletivos do DF que participaram do programa Diálogos com Territórios, iniciativa do SESI Lab voltada à aproximação entre o museu e jovens de diferentes regiões do Distrito Federal.

Entre as atividades está a oficina “Experimentando a Ballroom”, promovida pela Casa de Onijá, de Taguatinga. A experiência apresenta elementos da cultura ballroom, combinando contextualização cultural, preparação corporal e experimentação prática. A programação também inclui o jogo de cartas “Fala, Jovem”, criado pelo coletivo Jovem de Expressão, de Ceilândia, para estimular a escuta e a construção de narrativas coletivas.

A programação ainda terá a “Conversa Poética”, às 20h30, com Evelyn Ariane Lauro, coordenadora do Núcleo de Articulação Social do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Também participam do encontro Garnet, MC e agitadora cultural da Casa de Onijá, e AGGIN, cantor, produtor e educador social do Coletivo da Cidade, da Estrutural.

Segundo o SESI Lab, a edição busca ampliar o contato do museu com diferentes comunidades e valorizar histórias, saberes e manifestações culturais presentes no DF. A proposta também está relacionada ao trabalho desenvolvido pelo programa Diálogos com Territórios, que em 2026 teve atividades de formação em tecnologias maker a partir de temas apresentados pelos próprios coletivos participantes.

Programação

19h – Diálogos com Territórios, no painel de LED do hall de entrada

19h – “Fala, Jovem”, com Jovem de Expressão, na Galeria Fenômenos do Mundo

20h – Discotecagem com Sylver, no hall de entrada

20h – “Experimentando a Ballroom”, com Casa de Onijá, no Experimento Lab

20h30 – Conversa Poética com Evelyn Ariane Lauro, Garnet e AGGIN, no Túnel

22h – Show de Don L, no hall de entrada

Night Lab – Conexão Territórios
Data: 1º de outubro de 2026
Horário: a partir das 19h
Local: SESI Lab – Brasília
Atrações: Don L, Sylver, Casa de Onijá, Jovem de Expressão, Evelyn Ariane Lauro, Garnet e AGGIN

Ingressos: à venda pela plataforma do SESI Lab e, no dia do evento, na bilheteria do museu, a partir das 17h.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado