Menu
Eventos

Latinidades traz cultura ancestral, comédia, moda e música negra nesta sexta (26/7)

A programação conta com a participação de grandes nomes como a compositora Sandra Sá, a humorista Tatá Mendonça e a produtora DJ Odara.

André Loureiro

26/07/2024 5h00

Atualizada 25/07/2024 22h12

whatsapp image 2024 07 25 at 17.36.02

Foto: Divulgação

O Latinidades – o maior festival de mulheres negras da América Latina e que busca celebrar a potência desse gênero no Brasil – chegou a Brasília nesta quinta (25/7) e prosseguirá até sábado (27/7) no Museu Nacional da República. Em sua 17ª edição e com o tema “Vem Ser Fã de Mulheres Negras”, o festival traz uma programação que evidencia a contribuição das mulheres negras para a sociedade em diferentes áreas, destacando o papel estratégico das artes e da cultura na promoção da equidade de gênero e raça. Toda a programação é gratuita.

Confira a programação desta sexta (26/7)

O dia começará com uma agenda voltada para o reconhecimento de mulheres negras, com um debate, das 14h às 16h, sobre “Mulheres Negras na Mídia: Inovação e Impacto na Comunicação Pública”; às 15h30, no auditório II, haverá solenidade do “Prêmio Jacira Silva”, que busca reconhecer o jornalismo negro; e das 16h30 às 18h, também no auditório II, será a vez do painel “Mulheres Negras na Política”.

flat lay natural medicinal spices herbs
Banco de Imagens

A Galeria 3 receberá, das 16h30 às 18h30, a “Aula-show: Folha Funciona, com Sueide Kintê e Sueli Kintê”, uma experiência que promete transformar a relação dos participantes com a natureza e sua própria saúde. Folha Funciona é mais que uma aula, é uma jornada de descoberta e conexão com as raízes da nossa cultura. A imersão proporcionará um mergulho nos ensinamentos sobre a produção de fitoterápicos e fitoenergéticos, utilizando folhas comuns encontradas na nossa cozinha. Conduzida por Sueide Kintê, a aula-show combinará conhecimentos ancestrais, práticas tradicionais e música.

A apresentação promoverá uma imersão no universo das benzedeiras e mezenheiras brasileiras, com ensinamentos prático sobre a produção de emplastros, chás e banhos de folhas. Além disso, os participantes poderão conhecer técnicas de cantos e rezas, e se aprofundar na rica tradição cultural e histórica dessas práticas.

whatsapp image 2024 07 25 at 18.19.14
Sandra Sá fecha a noite com show interpretando diversos ritmos e outros clássicos do seu repertório. Crédito: Divulgação

Às 19h, no Anexo do Museu Nacional, o Afro Fusion Modeling trará o Fashion Shows – um desfile de moda realizado em parceria com 35 embaixadas de países africanos sediadas em Brasília, com as tendências da moda de cada uma das regiões. O desfile acontece ao som da DJ Odara.

Já às 19h30, o auditório II receberá a Mostra de Humor Negro com stand-up comedy comandado por artistas negras. Tatá Mendonça fará a abertura com seu show “Cega na Comédia”. A artista é deficiente visual e, por meio de seu talento no palco, diverte e conscientiza o público sobre o cotidiano de uma pessoa cega. Na sequência, a humorista Bruna Braga apresentará “Medicada ela é ÓTIMA”. Niny Magalhães, humorista brasiliense, encerrará a Mostra com o show “Uma Mãe Vida Loka”.

A partir das 21h, o Auditório I será palco para os shows da noite. O primeiro será o do grupo de samba formado por cinco cantoras “Nós Negras”. O grupo surgiu com a proposta de mostrar a força da voz e do talento para falar sobre negritude, destacando a ancestralidade da mulher no samba brasileiro. Às 22h, a cantora e compositora Sandra Sá se apresentará interpretando diversos ritmos como MPB, Soul, Samba, Funk e outros clássicos de seu repertório.

Latinidades
Confira a programação completa no link do festival.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado