Brasília se prepara para um momento histórico na cena cultural. Neste sábado (4) e domingo (5), o Sesc-DF realiza o pré-lançamento do seu novo Centro Cultural, que será erguido na 511 Norte, em um prédio abandonado há quase duas décadas e agora ressignificado como polo de arte, tecnologia e inovação. Com o tema O Futuro é Hoje, o evento vai reunir grandes nomes da música, das artes visuais e da poesia, em dois dias de programação gratuita, das 18h às 22h.
Entre os destaques estão Hamilton de Holanda, Criolo e Clarice Falcão, além da participação de Arnaldo Antunes, que assina a narração de um texto inédito para o Mapping Manifesto, projeção audiovisual que tomará a fachada do edifício. A direção artística é de Batman Zavareze, criador do Festival Multiplicidade e responsável por projetos de repercussão internacional, como o encerramento das Olimpíadas do Rio 2016 e a ocupação da Times Square em 2023 com o manifesto “Salve a Amazônia”.

Programação musical e visual
No sábado (4), a noite será aberta por apresentações de DJs e VJs, seguidas da estreia de um espetáculo criado especialmente para a ocasião: o encontro entre o bandolinista Hamilton de Holanda, o rapper Criolo e a cantora Vanessa Moreno.
Hamilton de Holanda revela como foi construir o repertório: “Quando faço parcerias artísticas, procuro os pontos em comum pra começar a pensar no que fazer. O Criolo tem um trabalho muito bonito com o samba, então encontramos um repertório que passa por esse gênero, incluindo composições dele e de outros autores que gostamos. Com a Vanessa, já havia uma intimidade pela parceria dela com o pianista Salomão Soares, que toca comigo há anos. Ao lirismo e excelência deles, juntamos nossa experiência com o jazz, o choro e a música instrumental, e o público só tem a ganhar com essa liga.”

Para Criolo, o convite representa mais do que um show. “Cantar num lançamento de um centro cultural é entrar para a história. O Brasil clama por polos culturais, que são pontos de acolhimento, de alegria e também de trabalho. É muito especial participar desse momento em Brasília. O ensaio com Hamilton e Vanessa foi impactante, parecia que todos flutuavam juntos em cena. Recebi esse convite como um presente para minha vida e minha trajetória.”
O Mapping Manifesto, criado por Zavareze, terá dois momentos ao longo da noite, com trilha, poesia e projeções que apresentam a identidade do futuro Centro Cultural. A narração será feita a partir de um texto gravado especialmente por Arnaldo Antunes.

No domingo (5), a programação segue com apresentações de Digital Dubs, Anelis Assumpção e Ed Trombone, além do coletivo brasiliense Sistema Criolina. A noite se encerra com Clarice Falcão, que desta vez assume as pick-ups como DJ, mostrando um novo lado artístico ao público.
Um espaço para o futuro da cultura
Com previsão de início das obras em 2026, o Centro Cultural Sesc-DF terá mais de 10 mil m², abrigando teatro multifuncional, sala de cinema, galerias de arte, laboratórios criativos e espaços para leitura, oficinas e convivência. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Brasil Arquitetura, de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, herdeiros da tradição de Lina Bo Bardi.
“Esse prédio, abandonado há quase duas décadas, vai dar luz à arte na Asa Norte e ao Distrito Federal como um todo. O pré-lançamento é um aperitivo de tudo que está por vir. Um espaço gratuito, de verdadeira promoção artística”, afirma José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF.
Para Valcides de Araújo, diretor regional do Sesc-DF, a criação do espaço representa um marco:
“Queremos apresentar à população o conceito de um espaço inovador, pensado para ser um polo de cultura, arte e tecnologia. E mais do que isso: um espaço acessível, que vai transformar a relação da comunidade com a produção cultural.”
Pré-lançamento do Centro Cultural Sesc-DF
Local: 511 Norte – Bloco D, Lote 4/5, Brasília-DF
Data: 4 e 5 de outubro
Horário: das 18h às 22h
Entrada gratuita, sem distribuição de ingressos