Menu
Eventos

Grafitti COMVIDA reúne 56 artistas do país no Sol Nascente neste fim de semana

Celebração da cultura Hip Hop, durante dois dias de arte urbana e renovação cultural, em homenagem a Gilmar Satão

Redação Jornal de Brasília

23/08/2024 5h00

Gilmar Satão, Gilmar Satão, um dos pioneiros do movimento Hip Hop no DF/ Divulgação

Gilmar Satão, Gilmar Satão, um dos pioneiros do movimento Hip Hop no DF/ Divulgação

Nestes sábado (24/08) e domingo (25/08), o Sol Nascente, será palco do Encontro de Grafitti COMVIDA, parte do projeto “Isso é Hip Hop”, que agita o Distrito Federal até dezembro. Das 8h às 18h, 56 grafiteiros de diferentes estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais e Goiás, celebrarão os 30 anos de carreira de Gilmar Satão, um dos pioneiros do movimento Hip Hop na região.

Gilmar Satão, membro do coletivo DF Zulu Breakers, é uma figura central na cena cultural de Ceilândia e também do Sol Nascente. “Quero mostrar que a cultura hip hop está viva e em constante renovação, trazendo novas energias para áreas onde a arte tem pouco acesso. Vamos receber artistas que se destacam em estilos variados, como throw-up, freestyle, wild style e 3D, utilizando técnicas que vão do stencil ao realismo, passando por desenhos abstratos e temas diversos”, destaca Satão.

Grafitti de Gilmar Satão/ Divulgação
Grafitti de Gilmar Satão/ Divulgação

O projeto “Isso é Hip Hop”, realizado pelo Instituto Oficina do Esporte com o apoio da Secretaria de Cultura do DF, da Federação de Dança Desportiva do DF e do Termo de Fomento à Cultura, promoverá diversas ações e atividades em Brasília, Ceilândia e Brazlândia até o final do ano.

História e trajetória

Nascido e criado em Ceilândia, Gilmar Cristiano, conhecido como Gilmar Satão, é jornalista, grafiteiro, produtor e um militante fervoroso da cultura Hip Hop. Desde os 12 anos, ele se envolveu com a arte urbana, começando com a pichação como uma alternativa à ociosidade. A transição para o graffiti veio após uma década de atividades nas ruas de Brasília, inspirada pelo filme Beat Street, apresentado por seu amigo Sowtto.

Gilmar Satão, Gilmar Satão, um dos pioneiros do movimento Hip Hop no DF/ Divulgação
Gilmar Satão, Gilmar Satão, um dos pioneiros do movimento Hip Hop no DF/ Divulgação

Nos anos 90, Satão começou a grafitar as ruas de Ceilândia, formando o grupo OS-3 “S” ao lado de Sowtto e Supla em 1992. Ao longo de três décadas, seu estilo wild-style tornou-se uma referência em Brasília, levando-o a participar de projetos e exposições em cidades como São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville e até na França.

Encontro de Grafitti COMVIDA
Sábado (24/8) e domingo (25/8), das 8h às 18h, na Chácara Comunitária 28, Lote 8, Área Especial 2 – Sol Nascente, DF. Informações: (61) 99242-8635 (Gilmar Satão) e @isso.e.hiphop.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado