A cantora pernambucana Flaira Ferro chega a Brasília com a turnê “Afeto Radical”, espetáculo que ocupa o palco da CAIXA Cultural Brasília entre esta sexta-feira (13) e domingo (15). Ao todo, serão seis apresentações gratuitas: às 20h no dia 13; no sábado (14), às 17h e 20h; e no domingo (15), às 16h e 19h. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro e pelo site bilheteriacultural.com.br.
Além dos shows, a artista também realiza atividades abertas ao público durante sua passagem pela capital. No sábado (14), das 10h às 12h, Flaira ministra um Aulão de Frevo, ampliando o diálogo com o público para além do palco.

A turnê é baseada no álbum “Afeto Radical”, lançado em 2025, e propõe um espetáculo performático em que música, narrativa e presença cênica se entrelaçam. No palco, as canções são organizadas de forma a construir uma narrativa sensível que atravessa diferentes dimensões da experiência humana. “As letras e melodias foram costuradas no show na tentativa de falar do afeto como potência de vida. É sobre o que faz sentir e permite ser atravessado. O tempo, a infância, a maternidade e os dilemas da modernidade são questões da existência humana e aparecem no show”, explica a cantora.
Durante a apresentação, Flaira articula as histórias presentes nas letras com temas recorrentes em sua trajetória artística. Entre as referências que atravessam o espetáculo estão reflexões sobre o tempo, a infância, os chamados “bichos interiores”, os anseios da alma e a pressa característica da vida contemporânea. Em cena, a artista também propõe uma fusão entre corpo, voz e pensamento inspirada na concepção de afeto como potência de ação na vida, formulada pelo filósofo Baruch Espinoza.

A construção do repertório no espetáculo segue uma lógica narrativa que parte de experiências pessoais e se expande para reflexões mais amplas. “Começo contando e cantando as coisas mais autobiográficas e depois vou trazendo ao público as canções com temáticas mais abrangentes e sociais. A narrativa do show apresenta a lógica do que vem ‘de dentro pra fora’”, afirma.
Essa estrutura aberta também se reflete na dinâmica das apresentações. Segundo Flaira, embora exista um roteiro base, o espetáculo se transforma a cada encontro com o público. “Cada show é uma surpresa. Embora tenha um roteiro, nada é rígido e tudo pode mudar a depender de como a plateia reage ao que propomos em cena. A troca, quando acontece de forma mais explícita, é sempre uma resposta inédita e orgânica do momento”, diz.
Natural do Recife, Flaira Ferro construiu uma trajetória artística que transita entre diferentes linguagens. Cantora, compositora, dançarina e arte-educadora, atua há mais de 25 anos na criação de espetáculos, apresentações e performances. Sua formação artística teve início nas danças populares de Pernambuco, tendo sido aluna do mestre de frevo Nascimento do Passo, experiência que marcou profundamente sua pesquisa sobre as relações entre corpo, voz e emoções.

Com registros autorais desde 2015, “Afeto Radical” é o quarto álbum da carreira da artista. O trabalho reúne 11 faixas e conta com participações de Lenine e Elba Ramalho, além de arranjos assinados pela compositora Dora Morelenbaum. A produção do disco é de Guilherme Kastrup e envolve ainda os músicos Juliano Holanda, Isabelly Moreira, PC Silva, Isabella Moraes e Lucas Dan.
Serviço
Flaira Ferro – Turnê “Afeto Radical”
Quando: 13 de março, às 20h; 14 de março, às 17h e 20h; 15 de março, às 16h e 19h
Onde: Na CAIXA Cultural Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3 e 4)
Entrada gratuita, returada de ingressos pelo site