Festival Vibrar reúne diversidade musical no Parque da Cidade
Shows gratuitos no Parque da Cidade integram artistas consagrados, revelações da cena local e festas icônicas de Brasília
Alexya Lemos
05/09/2025 5h00
Foto: Divulgação
O Festival Vibrar 2025 transforma o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek em um grande encontro cultural, com música ao vivo, dança e festas que celebram a diversidade da cena artística brasileira até domingo. Gratuito e ao ar livre, o evento reúne nomes como Silva, Rael e Os Garotin, Bell Lins, Jean Tassy, BNegão, Divinas Tetas e os DJs Chicco Aquino, Pezão, Barata, Tahira, entre muitos outros.
A edição deste ano traz uma novidade importante: pela primeira vez, o festival incorpora em sua programação três das festas mais emblemáticas da capital federal — PLAY, Criolina e Makossa — que ocupam as noites com pistas quentes e sets dançantes, mantendo o Parque da Cidade em ebulição durante os dias de festa.
Tradição, modernidade e consciência
No sábado (6), quem sobe ao palco é o rapper Rael, acompanhado pelo grupo Os Garotin, em um show que mistura o gingado do samba com beats urbanos e mensagens de ancestralidade. A apresentação promete ser um dos pontos altos do festival. Com o álbum Raiz, Rael já mostrou sua habilidade em unir tradição e modernidade e o show no Vibrar segue nessa mesma linha, com uma performance intensa, dançante e repleta de reflexões.
Silva e o retorno autoral com Encantado
Um dos nomes mais esperados do line-up é o cantor Silva, que apresenta pela primeira vez em Brasília o repertório do recém-lançado álbum Encantado. Em entrevista ele disse que “criar o ‘Encantado’ foi um processo longo e difícil que veio num momento de transição. Àquela altura eu estava fazendo shows sem parar e muitos shows com característica de festa. Então me deu saudade de fazer música sem obrigação de entretenimento. Esse álbum me colocou de volta no meu lugar de criador”.
Depois de quatro anos sem lançar um disco autoral, o artista capixaba retorna com faixas inéditas como “Girassóis” e “Gosto de Você”, além de hits consagrados como “A Cor é Rosa” e “Fica Tudo Bem”. A direção musical do show é assinada por ele mesmo, reforçando a identidade estética e sonora que o tornou um dos artistas mais respeitados da música brasileira contemporânea.
“O show ideal pra mim é aquele que você consegue estar ali de corpo e alma presentes. E isso tem que ser uma busca constante. Acho que esse festival vai ser lindo”.
Artista da cena independente de Brasília, Jean Tassy também integra a programação. Em entrevista, o cantor ressaltou a importância de se apresentar na cidade onde iniciou sua trajetória: “Fico muito honrado e agradecido de poder apresentar meu trabalho na minha cidade, a mesma que eu tenho tanto carinho. O que fiz aqui foi o pontapé inicial do meu trabalho e voltar sempre me traz uma sensação boa.”
Jean adianta que o show terá uma seleção de músicas conhecidas pelo público, com destaque para faixas do disco Acrônico. “ Acho que o público pode ir com a voz aquecida pra cantar comigo junto”, diz.
Para ele, o espaço do festival é também uma forma de reconhecimento da luta de quem vive da arte.
Foto: Divulgação
“Esse corre não é fácil e, pra existir arte, precisa-se estar vivo, estar contínuo, estar apto, estar pronto.”
Choro no Eixo leva sua roda para o festival
Outra atração confirmada é o projeto Choro no Eixo, conhecido por ocupar aos domingos o Eixão de Brasília com música ao vivo e rodas de choro abertas ao público. Para Márcio Marinho, integrante do grupo, participar do Vibrar é uma oportunidade de amplificar a proposta do projeto: “A gente está muito ansioso para esse momento tão especial. Vamos levar o Choro no Eixo para outros locais, mostrando que a democratização dos espaços públicos é muito importante.”
Marinho destaca a conexão com o público como o grande motor da apresentação: “A gente vai levar essa energia que temos todos os domingos lá para o Festival Vibrar, para fazer a alegria da galera e a nossa alegria também, porque a gente ama tocar para as pessoas, mostrar a nossa verdade por meio da música.”
Foto: Divulgação
Pistas quentes com DJs e coletivos
Enquanto o palco principal será tomado por shows ao vivo, as pistas montadas no parque prometem energia de sobra com um time diverso de DJs e coletivos. Entre os nomes confirmados estão Chicco Aquino, Pezão e Barata, Tahira, Biba, Mica, MC Hadda, Oldschool, Maraskin, o trio Trisal (Jess Ullun, Pétala Concentino e Luísa Porfírio) e Cacau com Dendê, todos responsáveis por manter o público em movimento entre um show e outro.
Um convite para vibrar junto
Idealizado como um espaço de celebração da cultura, do encontro e da diversidade, o Festival Vibrar aposta na mistura de estilos, públicos e experiências para criar uma atmosfera única.
“Nosso desejo é fazer todo mundo vibrar junto em momentos únicos de pura energia, onde a nossa cultura está traduzida pela música, mas principalmente pela vibe que cada um traz ao longo dos dias de festa”, resume Renato de Luca, um dos organizadores.
Programação completa:
DIA 05 – SEXTA
PALCO ALTERNATIVO (Play)
18h – Fabi + Ruiz 20h – Good Bunnies 21h – Gabriella Buzzi 22h – Kool Kids 23h30– Bnegron Bota Som 01h – Hot Fuss 02h03h – Trisal
DIA 06 – SÁBADO
PALCO ALTERNATIVO (Makossa)
18h – New Nay 20h– Chokolaty + Baile Charme 22h – Ketlen 00h – Chicco Aquino
02h – Klap
PALCO PRINCIPAL
16h30 – MC Hadda 18h – Puro Suco e Orquestra Filarmônica de Brasília 20h – Os Garotin 22h – Jean Tassy 0h – Rael
ARENA DO EVENTO (performances culturais)
20h – As Caixeiras – Cia de Bonecas 22h– Arca Arabesco (circo)
DIA 07 – DOMINGO
PALCO ALTERNATIVO (Criolina)
16h – Cacau com Dendê 17h – Choro no Eixo 18h – Mica