Menu
Eventos

Festival Tullio Guimarães celebra memória e legado do artista no DF

Evento reúne teatro, cinema, poesia e exposição em homenagem ao mestre das artes cênicas brasiliense

Aline Teixeira

22/07/2025 16h30

img 4637

Foto: Divulgação

Sarau poético, curtas-metragens, exposição, cenas teatrais e a participação do grupo Viva a Vida fazem parte do Festival Tullio Guimarães, que celebra a trajetória de um dos nomes mais marcantes da cultura do Distrito Federal.

A abertura ocorre nesta quinta-feira (24), às 19h, data em que Tullio completaria mais um aniversário, no Espaço Cultural Renato Russo. No mesmo local, também acontece uma sessão especial na sexta-feira (25), às 20h. O festival se estende até o dia 3 do mês que vem, com programação no Espaço Multicultural Casa dos Quatro e entrada gratuita.

A proposta nasceu de forma espontânea, a partir do desejo de manter viva a memória de Tullio após sua morte repentina, no fim de 2024. “Tudo começou quando conseguimos uma pauta de residência para dar continuidade ao trabalho com os idosos. Um mês depois, soubemos que a Sala Multiuso do Espaço Renato Russo levaria o nome do Tullio. Em seguida, o mesmo aconteceu na Casa dos Quatro. Então, surgiu a ideia de fazer uma inauguração conjunta e convidar amigos, ex-alunos e colegas. Assim nasceu o Festival”, conta a diretora e idealizadora Andy do Futuro, que também assina a direção das cenas apresentadas pelo grupo Viva a Vida.

Criado por Tullio em 2000, o Viva a Vida foi o primeiro grupo de teatro do DF voltado exclusivamente para pessoas com mais de 55 anos. Considerado um espaço de pesquisa e criação sobre o envelhecimento, o grupo foi definido por Tullio como seu “jardim”.

“Hoje estou com mais ou menos a idade com que ele começou o grupo. Assumir essa direção é dar continuidade a esse processo que ele começou. Tullio sempre defendia uma dramaturgia que valorizasse a velhice como potência cênica, e construiu um legado em torno disso”, completa Andy.

A programação inclui a exibição de filmes e curtas que contaram com a participação de Tullio Guimarães, como Dulcina (de Glória Teixeira), Dona Rosita La Solteira e O Nome da Mãe, ambos do cineasta Donato Viero. Haverá também sarau poético, cabaré performático, lançamento da segunda edição do projeto IN(CLASSIFICÁVEIS) — videocast de Bruno Ferraz com entrevistas em homenagem ao artista — e uma exposição de figurinos, textos, fotos e objetos de cena que marcaram sua trajetória.

A cerimônia de abertura será conduzida pela jornalista e influenciadora cultural Márcia Witczak. As apresentações do grupo Viva a Vida, com cenas curtas adaptadas a partir da dramaturgia de Tullio, ocorrerão nos dias 25 de julho e 3 de agosto, com assistência de direção de Mônica Gaspar. “Tullio sempre dizia que o corpo padece, mas as ideias não. Ele acreditava no envelhecimento como centro criativo, não como fim”, afirma Andy

Programação Completa: 

24/JULHO (QUINTA-FEIRA), às 19h:

– Abertura da EXPOSIÇÃO “Memórias do Mestre”

– Cerimonial no Palco da Sala Multiuso, com a Mestra de Cerimônia Márcia Witczak

-Trecho do filme “DULCINA” da Cineasta Glória Teixeira, com a participação de Tullio Guimarães

– Sarau poético

– Curtas-metragens “Dona Rosita La Solteira” e “O Nome da Mãe”, do Cineasta Donato Viero, com a participação de Tullio Guimarães e Alexandre Ribondi

– Lançamento do Videocast “IN(CLASSÍFICAVEIS)” em homenagem ao Mestre Tullio Guimarães

25/JULHO (SEXTA-FEIRA), às 20h:

Apresentação de cenas curtas das dramaturgias e encenações criadas pelo Mestre pelo grupo Viva a Vida. Adaptações e direção de Andy do Futuro e assistência de direção de Mônica Gaspar.

03/AGOSTO (DOMINGO), às 16h:

– CABARÉ PERFORMÁTICO com a participação de artistas locais do Distrito Federal, em homenagem ao professor Tullio Guimarães;

Apresentação de cenas curtas das dramaturgias e encenações criadas pelo Mestre pelo grupo Viva a Vida. Adaptações e direção de Andy do Futuro e assistência de direção de Mônica Gaspar

Festival Tullio Guimarães
Data: 24 de julho, quinta-feira, às 19h
Data: 25 de julho, sexta-feira, às 20h
Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Data: 3 de agosto, às 16h
Local: Espaço Multicultural Casa dos Quatro (708 Norte)
Entrada: gratuita
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/viva-a-vida-no-festival-tullio-guimaraes-25-07-as-20h-no-espaco-cultural-renato-russo-508-sul/3043384?referrer=www.google.com.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado