Entre os dias 7 e 10 de agosto, Brasília será palco do Cerrado Jazz Festival 2025, evento que reúne grandes nomes do jazz e da música instrumental nacional e internacional. Como parte da programação, estão abertas as inscrições para o CerradoLAB, uma plataforma formativa do festival voltada à capacitação de profissionais na cadeia produtiva da cultura e da economia criativa.
As oficinas são gratuitas e realizadas com recursos do Fundo de Apoio à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal. São três cursos ofertados: Iluminação Cênica, Áudio Básico de Som e Roadie – este último destinado à formação de técnicos que atuam na montagem, manutenção e operação de equipamentos de palco durante turnês e apresentações.
“O objetivo do CerradoLAB é capacitar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos, preparando-os para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho. Os cursos são uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar ou se especializar na área de economia criativa, um dos setores mais promissores da atualidade”, destacou Lorena Oliveira, diretora do festival.
Cada oficina conta com 20 vagas e terá uma aula prática final de duas horas no dia da montagem do festival. As aulas acontecem no período noturno, entre 15 de julho e 5 de agosto, com a seguinte programação:
Oficina de Áudio Básico de Som
Professor: Max Paulo Lima
Local: Espaço Cultural Renato Russo (Teatro de Bolso)
Datas: 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de julho
Horário: 19h às 22h
Oficina de Roadie
Professora: Mica
Local: Espaço Cultural Renato Russo (Sala Marco Antônio)
Datas: 15, 17, 18, 22 e 23 de julho e 5 de agosto
Horário: 18h às 21h
Oficina de Iluminação Cênica
Professor: Aldo Bellingrodt
Local: Escola de Música de Brasília
Datas: 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de julho
Horário: 19h às 22h
O Cerrado Jazz Festival 2025 conta com o apoio do Instituto Janelas da Arte, Espaço Cultural Renato Russo e Escola de Música de Brasília. As inscrições e mais informações sobre os cursos estão disponíveis nas redes sociais do festival (@cerradojazzfestival) e no site oficial do evento.
Com informações da Agência Brasília