Entre os dias 5 e 7 de agosto, a cidade de São Sebastião se transforma em palco de expressão cultural e inclusão com a realização do Festival de Arte e Diversidade Colorides, no Centro Educacional São Francisco (Chicão). Gratuito, o evento reúne shows, DJs, cinema, performances de drag queens e rodas de conversa em uma programação que convida a comunidade a refletir sobre respeito, identidade e convivência.
Idealizado pelo coletivo Quadradinho Soluções Criativas, o Colorides é um projeto fomentado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec). A proposta é trazer à escola — espaço central na formação da juventude — debates sobre diversidade e cidadania, aliando arte, conhecimento e vivência.
“A escola é um importante equipamento público de formação da nossa juventude e um espaço propício para discutir, com base na ciência e nas relações humanas, a importância do respeito a todas as pessoas”, afirma a produtora Ruth Venceremos, uma das idealizadoras do festival.
Programação
O Colorides abre amanhã, às 9h, com a exposição fotográfica “Mosaico das Cores”. Em seguida, o grupo de dança Pocs Crew sobe ao palco, acompanhado da primeira parte da Mostra Performática, com as drag queens Orianna, Day Mahara, Ayobambi e Melina Impéria.
Na quarta-feira, dia 6, às 8h45, o festival exibe o Divercine, com destaque para o documentário “Glitter Carnavalesco”, que retrata a trajetória do Bloco das Montadas, além de dois curtas realizados por estudantes do colégio Chicão. Na sequência, o debate “Papo de Respeito: Viver Sem Preconceito” ocorre em duas sessões: às 11h30, com Mariana Cintra, Gabi Almeida e Dandara, e às 13h50, com Hellen Frida, Aurora Urach e Neliton.
A programação se encerra na quinta-feira, dia 7, com a segunda parte da Mostra Performática, desta vez com as artistas Madison Parker e Gabrielly Ganash, além da apresentação do grupo Family Crew.
Oficinas formativas
Além dos espetáculos e encontros, o festival promoveu, entre maio e junho, oficinas culturais para estudantes do colégio. Três turmas participaram das atividades, com aulas de percussão, dança performática e maquiagem artística, incentivando a produção cultural local e o protagonismo juvenil.
O Festival Colorides é uma celebração da diversidade e da arte como ferramentas de transformação social, ao mesmo tempo em que fortalece o papel da escola como espaço de diálogo e inclusão.
Festival Colorides
Onde: Chicão – CED São Francisco (Quadra 17, Lote 100 – São Sebastião-DF)
Quando: 5, 6 e 7 de agosto
Entrada gratuita
Informações pelo link