Menu
Eventos

FestDrag chega ao CCBB com música, arte e resistência LGBTQIAPN+

Evento gratuito segue até domingo (29), celebrando diversidade com performances, debates e grandes nomes da cena queer

Alexya Lemos

27/06/2025 5h00

miranda lebrão é jurada da mostra vera verão foto divulgação

Foto: Miranda Lebrão. Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília recebe até domingo (29) a quarta edição do FestDrag — uma verdadeira explosão de cores, arte e orgulho. Com entrada gratuita, o festival ocupa os espaços do centro cultural com uma programação intensa, que une música, teatro, performance drag e atividades formativas.

Organizado pelo coletivo Distrito Drag, o FestDrag já se firmou como um dos principais festivais de cultura LGBTQIAPN+ do país, combinando celebração e ativismo em cada edição.

A potência do evento está tanto nas atrações de destaque — como Johnny Hooker, Lia Clark, Miranda Lebrão, Penelopy Jean, Lorelay Fox e Senhorita Bira — quanto no compromisso político e cultural que sustenta cada apresentação.

“Um dos objetivos do evento é celebrar o orgulho LGBTQIA+. E a gente faz isso com a força da arte transformista, que também pode ser entendida como sinônimo de arte drag”, afirma Ruth Venceremos, uma das diretoras do Distrito Drag.

Uma programação diversa para todas as idades

A abertura do Fest Drag propõe uma reflexão sobre os bastidores da indústria cultural com o talk show “Pop, close e capital”, conduzido por Senhorita Bira, às 14h, no Teatro CCBB. À noite, o mesmo espaço recebe o espetáculo “Kambalacho”, da Cia Canastra (SP).

Na sexta-feira (27), o destaque é a drag K-Halla com o espetáculo interativo “Performe se puder!”, às 14h, no Cine CCBB.

O sábado (28) será intenso com DJs como Carrie Myers e Melina Impéria e a Mostra Competitiva Vera Verão, que reúne 12 artistas em performances julgadas por um júri de estrelas. Ruth ressalta a importância do reconhecimento dessas artistas: “As 12 artistas que chegam lá, automaticamente já recebem um cachê para participar da competição. Então, a gente tenta criar um processo também de democratização do recurso”.

O dia termina com shows de Talíz, Diego Martins e Lia Clark, promovendo uma fusão entre cultura pop e ativismo.

No domingo (29), o festival continua no Jardim do CCBB com os sets das DJs Ayobambi e Medu Zaa e o já tradicional “Bingo Drag”, comandado por Allice Bombom. Performances de artistas como Ginger Mc.Gaffney, Bhelchi, Naomi Leaks, Adora Black e a vencedora da mostra Vera Verão aquecem o palco para o encerramento com Blake Damon, Traemme e o aclamado Johnny Hooker.

johnny hooker e lia clark são atrações do fest drag 2025 fotos de carlos sales e jefferson carvalho
Johnny Hooker e Lia Clark. Foto: Carlos Sales e Jefferson Carvalho.

Arte como resistência

Para Ruth Venceremos, o Fest Drag é uma resposta artística à violência e ao preconceito: “Acho que a gente vive um momento que muitas vezes as agendas conservadoras tentam avançar, mas por outro lado eu fico muito feliz com as nossas conquintas. A gente tem hoje o maior bloco do Carnaval do DF, é um bloco de drag queens, em que pessoas que não são LGBTs também frequentam”.

Ela destaca que o festival é feito por pessoas LGBTQIA+, mas não só para elas. “São crianças, jovens, adolescentes, adultos, idosos que acenam, que olham com bastante simpatia”.

“Nós não estamos falando dos índices de violência, nós estamos entregando arte e cultura para a sociedade brasiliense. A ideia de cultivar o respeito é importante para que a gente, de fato, no dia a dia, vá construir uma sociedade com mais tolerância”.

Mais do que apenas se apresentar, para Ruth, as drag queens comunicam e transformam o cotidiano. Além disso, apesar do foco do festival não ser político, o distrito reconhece sua importância na causa. “Acho que um papel que o Distrito Drag tem cumprido nesse processo como um agente político é a gente tirar a drag do gueto, da noite, e ter ela também no dia a dia.”

Confira a programação completa:

Sexta-feira – 27 de junho
Cinema do CCBB (a partir das 14h)

  • Espetáculo Performe se puder!, com K-Halla

Classificação: Livre

Sábado – 28 de junho
Jardim do CCBB (a partir das 14h)

  • DJ Carrie Myers
  • Mostra Competitiva Vera Verão
  • DJ Melina Impéria
  • Shows com Talíz, Diego Martins e Lia Clark

Classificação: 14 anos

Domingo – 29 de junho
Jardim do CCBB (a partir das 14h)

  • Performance em cena com Ginger Mc.Gaffney, Naomi Leaks, Adora
    Black, Bhelchi, Ruby Nox, Pocs Crew, Casa de Laffond, Drag Show,
    Morganna Voguel e a vencedora da Mostra Vera Verão
  • DJ Medu Zaa
  • DJ Ayobambi
    Bingo Drag, com Allice Bombom
  • Shows com Blake Damon, Traemme e Johnny Hooker

Classificação: 14 anos

Fest Drag – 4ª edição
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília (CCBB Brasília)
Quando: 26 a 29 de junho, a partir das 14h
Entrada gratuita | Ingressos disponíveis pelo site ou na bilheteria física

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado