Na próxima quinta-feira, 17, das 9h às 15h, o calçadão do Conic será palco da Feira Linhas e Linhos, iniciativa que celebra a criatividade, o trabalho coletivo e o empoderamento feminino por meio do artesanato.
A feira é o resultado das oficinas do projeto Linhas e Linhos – o Tecer Feminino, que, entre maio e junho deste ano, capacitou gratuitamente 120 mulheres do Gama, Guará e Brazlândia. Durante as atividades, as participantes aprenderam técnicas de bordado, produção de bolos e geleias, além de outras formas de artesanato — habilidades que agora se traduzem em produtos autorais, prontos para serem comercializados.
Idealizado pelo Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura, o projeto conta com patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec).
“Linhas e Linhos – O Tecer Feminino foi fundamentado em alguns dos 17 ODS da ONU”, afirma Jones Schneider, diretor-presidente do Instituto Cidade Céu. “São eles: o de contribuir com a promoção da educação de qualidade (ODS 4); o de fortalecer a igualdade de gênero (ODS 5); o de reduzir as desigualdades (ODS 10); o de tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11), além de contribuir com o trabalho decente (ODS 8)”.

A feira também estará aberta para outras expositoras interessadas, conforme explica o diretor: “A produção do evento está disponibilizando mesas para exposição, incluindo toalhas e cadeiras, e as vagas são destinadas preferencialmente às participantes das oficinas, mas outras mulheres também poderão se inscrever, respeitando a oferta de mesas”.
Para as educadoras envolvidas no projeto, a feira representa a conclusão de um ciclo de formação e estímulo à autonomia feminina. “Essas oficinas criaram possibilidades de aprendizado e renda ao mesmo tempo em que potencializam as redes entre as mulheres”, avalia Astaruth Lira, artista visual PCD e responsável pelas oficinas Tecer os Potes.
“A Feira Linhas e Linhos é o espaço real que dará visibilidade a esses produtos e ao potencial dessas mulheres. Além claro de gerar uma renda extra para as famílias envolvidas”.
Já para as alunas das oficinas, a experiência foi além da aprendizagem técnica. No Guará, um grupo que participou da oficina de bordado ministrada por Eliane Teixeira decidiu seguir juntas, participando de outros eventos na cidade. “Entramos na oficina como aprendizes e saímos com o desejo de formar um grupo de bordadeiras que sonha alto e que vai longe com a força do coletivo”, relata Isabel Morais, de 50 anos.
A Feira Linhas e Linhos promete não apenas movimentar a economia criativa local, mas também reforçar os laços comunitários entre mulheres que, juntas, transformaram linhas e linhos em caminhos de autonomia e esperança.
Feira Linhas e Linhos
Quando: 17 de julho, das 9h às 15h
Onde: Calçadão do Conic (em frente ao Boulevard Center)
Entrada gratuita
Inscrições pelo link