Menu
Eventos

Estupenda Trupe resgata histórias dos trabalhadores que construíram Brasília em espetáculo gratuito

A iniciativa integra a segunda edição do projeto Memória Candanga – Teatro, Educação e História, que promove 16 apresentações ao longo de outubro

Milena Dias

20/10/2026 12h10

whatsapp image 2025 05 15 at 15.43.21 (3) (2) (1)

Foto: Divulgação

A história de Brasília ganha vida nos palcos por meio das experiências de homens e mulheres que participaram da construção da capital federal. Nos dias 22 e 26 de outubro, a Estupenda Trupe apresenta gratuitamente o espetáculo Festa do Sol, no Museu Vivo da Memória Candanga, com sessões às 10h e às 14h. A montagem propõe um olhar sobre o surgimento da cidade e a trajetória dos trabalhadores que ajudaram a construir sua identidade.

A iniciativa integra a segunda edição do projeto Memória Candanga – Teatro, Educação e História, que promove 16 apresentações ao longo de outubro. A programação contempla estudantes de escolas públicas, moradores de casas de repouso e o público em geral, aproximando diferentes gerações da história da capital por meio das artes cênicas.

Com uma abordagem lúdica, a peça revisita o período da construção de Brasília e destaca as vivências dos candangos e candangas que chegaram de diferentes regiões do Brasil em busca de oportunidades. Mais do que apresentar acontecimentos históricos, a produção procura valorizar personagens que contribuíram para a formação da cidade, mas que nem sempre recebem destaque nas narrativas sobre sua origem.

“Mais do que revisitar fatos históricos, o Memória Candanga busca lançar luz sobre pessoas que nem sempre aparecem como protagonistas quando se conta a história da capital. Homens e mulheres vindos de diferentes partes do país, trabalhadores e famílias que participaram da construção e da formação da identidade de Brasília são colocados no centro da narrativa”, explica Carlos Valença, ator e um dos fundadores da Estupenda Trupe.

Além das apresentações, o projeto oferece atividades de mediação cultural, que incentivam a reflexão sobre memória, patrimônio e identidade. As sessões também contam com recursos de acessibilidade, incluindo interpretação em Libras e audiodescrição.

Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), a iniciativa é desenvolvida pela Estupenda Trupe, coletivo formado pelos artistas e pesquisadores Alana Ferrigno, Beta Rangel, Carlos Valença e Tiago Venusto. Com atuação no Distrito Federal, o grupo desenvolve espetáculos, oficinas e projetos culturais que utilizam o teatro como ferramenta de educação, inclusão e aproximação com as comunidades.

SERVIÇO: Memória Candanga – Teatro, Educação e História – Ano II Local: Museu Vivo da Memória Candanga – Núcleo Bandeirante Datas: 22 e 26 de outubro Horários: 10h e 14h Espetáculo: Festa do Sol – Estupenda Trupe Entrada: Gratuita Mais informações no Instagram: @estupendatrupe

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado