Depois de passar por Taguatinga, Santa Maria e Riacho Fundo, o projeto EducArte na Praça chega a Brazlândia com uma programação voltada para literatura, arte e educação. Até sexta-feira (27), a Biblioteca Pública Érico Veríssimo será o ponto de encontro para apresentações culturais abertas aos estudantes da rede pública.
Idealizado pelas professoras Cléria Costa e Miriam Rocha, o projeto é realizado pela Casa de Cultura Telar por meio de emenda parlamentar do deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF). Nesta edição, o foco está no incentivo à leitura e na valorização das bibliotecas como espaços vivos de cultura, aprendizado e convivência.
A proposta nasceu da preocupação com os índices de leitura no Brasil. “Quando estávamos planejando essa edição, nos deparamos com dados alarmantes: mais da metade da população não leu sequer parte de um livro no último ano”, explica Cléria Costa. “Por isso, todas as atividades ocorrem em bibliotecas, espaços que oferecem livros gratuitamente e que precisam ser mais reconhecidos e valorizados pela comunidade.”
Com espetáculos cênico-literários, saraus, contações de histórias e apresentações musicais, o EducArte busca transformar as bibliotecas em ambientes atrativos e acessíveis, onde a literatura seja percebida como arte e identidade. A entrada é gratuita e aberta ao público.
A Biblioteca Érico Veríssimo, que recebe o evento, passou por uma grande revitalização em 2023 e hoje é um dos espaços culturais mais importantes da região. Segundo a Agência Brasília, o local recebe cerca de 3,8 mil pessoas por mês. Fundada em 1978, a biblioteca passou por reformas estruturais que incluíram melhorias na acessibilidade, telhado, piso, instalações elétricas e fachada.
PROGRAMAÇÃO – EDUCARTENA PRAÇA (3ª EDIÇÃO)
26/06, às 15h – Espetáculo músico-literário: Poemas Musicados, com o duo de violonistas Lucas Baraúna e Vagner Santana
27/06, às 15h – Espetáculo cênico-literário: “Galhada em Tempos de Fissura”, com Alice Stefânia