O Distrito Junino 2025 consolidou-se como o maior circuito de quadrilhas juninas do Centro-Oeste e um dos mais relevantes do Brasil. Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), em parceria com o Instituto Ser Nordestino, o evento contou com apoio do Portal Metrópoles e da TV Globo como emissora oficial.
Com investimento histórico de R$ 10 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF) – o maior já destinado ao movimento junino no DF –, a programação percorreu nove regiões administrativas e uma cidade do Entorno durante 41 dias, com 14 etapas festivas. No total, 63 quadrilhas se apresentaram, somando 261 exibições. Cada grupo subiu ao palco ao menos quatro vezes, recebendo visibilidade inédita.
O circuito também reuniu 52 artistas locais, reforçando o protagonismo da produção cultural da capital. Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, o evento é “um divisor de águas para a cultura popular do DF”, destacando a presença de mais de 110 mil pessoas ao longo da temporada.
Impacto econômico e cultural
Além do alcance artístico, o Distrito Junino 2025 gerou cerca de seis mil postos de trabalho – quatro mil diretos e dois mil indiretos –, envolvendo quadrilheiros, produtores culturais, artesãos, comerciantes e prestadores de serviços. Outro resultado será o edital de premiação, que destinará R$ 2,25 milhões às quadrilhas contempladas.
“O Distrito Junino 2025 é o maior projeto junino do Centro-Oeste, feito com planejamento e parceria, e que comprova o compromisso do GDF com a valorização da nossa cultura”, afirmou Abrantes.
Encerramento na Esplanada
A temporada se encerra nesta sexta (29) e sábado (30), na Esplanada dos Ministérios, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla. As apresentações das quadrilhas vencedoras serão acompanhadas por shows nacionais.
Na sexta-feira, o público poderá conferir Natanzinho Lima e Flávio José. Já no sábado, sobem ao palco Wesley Safadão, Chambinho do Acordeon e George Henrique & Rodrigo. Para o titular da Secec-DF, a festa final será “um momento importante para celebrarmos toda a potência do movimento junino e da cultura nordestina, que também é parte da identidade do DF”.
Serviço – Distrito Junino 2025
Sexta-feira (29)
18h – Abertura dos portões
19h – Toin do Forró
19h30 – Junina Filhos do Sol
20h – Junina Santo Afonso
20h30 – Junina Formiga da Roça
21h – Show Natanzinho Lima
22h45 – Junina Sanfona Lascada
23h30 – Show Flávio José
Sábado (30)
17h – Abertura dos portões
17h15 – Trio Asa Branca
18h – Chambinho do Acordeon
19h15 – Junina Rasga o Fole
19h45 – Junina Si Bobiá a Gente Pimba
20h – Show George Henrique & Rodrigo
21h45 – Junina Sabugo de Milho
22h15 – Junina Arroxa o Nó
22h45 – Junina Pau Melado
23h30 – Wesley Safadão
Com informações da Secec-DF