Entre os dias 22 e 24 de agosto, Planaltina de Goiás será palco do Distrito Junino 2025, que pela primeira vez leva seu circuito de quadrilhas juninas para cidades do Entorno do Distrito Federal. As apresentações acontecerão na Praça Central da cidade, reunindo tradição, cultura popular e senso de pertencimento. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla.
Para o prefeito de Planaltina de Goiás, Delegado Cristiomario, a etapa do município representa um momento especial para a região. “Receber a etapa de Planaltina é uma grande honra para nossa cidade. Este evento, realizado em parceria com o Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Cultura, reforça a importância da nossa identidade formada por migrantes, em especial nordestinos, e valoriza as tradições populares que marcam a nossa história”, destacou.
A edição na cidade contará com a apresentação de sete quadrilhas locais, envolvendo a comunidade e fortalecendo a cultura regional. “Iniciativas como esta fortalecem ainda mais o trabalho desses artistas, além de oferecer lazer e cultura de qualidade à nossa população”, acrescentou o prefeito.
A coordenadora geral do evento, Janaína Karlen, enfatizou a receptividade de Planaltina de Goiás e a expectativa positiva para a festa. “É com grande satisfação que estamos indo para Planaltina de Goiás, que tem nos recebido muito bem, tanto pelo prefeito quanto por toda a comunidade local. Acreditamos que será uma grande festa, com bastante participação popular, valorizando as tradições e fortalecendo a identidade cultural da cidade”, afirmou.
O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, destacou a importância histórica da ampliação do circuito para o Entorno. “O Distrito Junino é uma política pública com o mérito de descentralizar a cultura, alcançar o Entorno e democratizar o acesso à cultura imaterial tão rica de nosso país. É mais do que entretenimento, é reconhecimento da contribuição dos migrantes, que ajudaram a construir Brasília e mantêm vivas as tradições nordestinas no coração do Centro-Oeste”, disse.
Promovido pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), e coordenado pelo Instituto Orgulho de Ser Nordestino, o Distrito Junino 2025 já percorreu diversas regiões administrativas e reunirá 63 quadrilhas das entidades União Junina, FEQUAJU e LINQ DF. O circuito será encerrado com uma grande celebração na Esplanada dos Ministérios, nos dias 29 e 30 de agosto.
Programação – Planaltina de Goiás
Sexta-feira (22)
- Intervalo: Trio Zé Preto
- 19h — Quadrilha Filhos do Sertão
- 19h45 — Quadrilha Chamego Bom
- 20h30 — Quadrilha Formiga da Roça
- 21h15 — Quadrilha Arraiá dos Matutos
- 22h — Quadrilha Caipirada
- 22h45 — Quadrilha Os Caboclos do Sertão
Sábado (23)
- Intervalo: Ricardo Lampião
- 19h — Quadrilha Furacão
- 19h45 — Quadrilha Busca Fé
- 20h30 — Quadrilha Eta Peleja
- 21h15 — Quadrilha Rasga o Fole
- 22h — Quadrilha Segue o Fogo
- 22h45 — Quadrilha Pau Melado
- 23h30 — Quadrilha Santo Afonso
Domingo (24)
- Intervalo: Trio Victor Hugo
- 19h — Quadrilha Arcanjos do Cerrado
- 19h45 — Quadrilha Xique Xique
- 20h30 — Quadrilha Arroxa o Nó
- 21h15 — Quadrilha Elite do Cerrado
- 22h — Quadrilha Filhos do Sol
- Encerramento: Erick Moral
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF)