Menu
Eventos

Dança e solidariedade: evento une cultura em prol do Lar Francisco de Assis

“West Solidário” vai reunir pessoas para aprender a dançar ao mesmo tempo que ajuda a manter a casa de isodos

Alexya Lemos

16/07/2025 14h12

whatsapp image 2025 07 16 at 11.03.48

Foto: Arquivo pessoal

Neste sábado, 19, a partir das 14h, a comunidade brasiliense do West Coast Swing se reúne para uma tarde de dança, música e solidariedade no evento “West Solidário”. A proposta é simples, mas importante: aprender, praticar e celebrar, enquanto arrecadam alimentos para o Lar Francisco de Assis (LFA) — instituição que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal e que hoje enfrenta uma de suas piores crises.

O evento acontece no Condomínio Palmares – Park Way, com entrada mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível. Além disso, é necessário ter o nome na lista pelo link.

Dança com propósito

Idealizado pelos professores Danilo Batista e André Muri, o evento conta com duas aulas introdutórias de West Coast Swing, uma dança a dois de origem americana que vem ganhando força no Brasil.

“A gente pensou o cronograma do West Solidário com muito carinho”, explica Danilo. “A ideia é ensinar West Coast Swing tanto pra quem nunca teve contato com o estilo quanto pra quem já dança. Todo mundo é bem-vindo.”

A programação se estende até as 20h, com uma prática dançante regada a música boa e até “cortinas” de forró para dar o toque junino. “A ideia é transformar esse momento em uma confraternização mesmo, com comida, dança e, principalmente, solidariedade”, reforça Danilo. “Vai ser um dia bonito e cheio de propósito.”

Para André Muri, a proposta vai além da diversão: “Além de ajudar o Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis, a nossa intenção é apresentar o West Coast Swing, que é um ritmo super divertido para quem não conhece, e fortalecer os laços com aqueles que já dançam.”

Uma causa urgente

A mobilização é em prol do Lar Francisco de Assis, instituição que acolhe cerca de 37 idosos e que recentemente teve a energia elétrica suspensa por uma dívida superior a R$ 60 mil. Um gerador alugado tem garantido o funcionamento mínimo da casa, mas o custo de R$ 3 mil por dia tornou-se insustentável.

Leandro Hebert, ex-presidente do LFA, destaca a gravidade do momento: “Retornar, anos depois, e ver a situação em que o Lar se encontra neste momento foi bastante difícil. Instituições como esta sobrevivem basicamente em função do auxílio da sociedade civil.”

Além de alimentos, o Lar precisa de materiais de higiene, limpeza, conservação, e até mão de obra para reformas e reparos. Para quem quiser ajudar diretamente, o Lar aceita doações via PIX CNPJ: 03.603.727/0001-51 (Lar Francisco de Assis)

“Eu acredito muito na força da comunidade — e mais ainda quando a gente fala da comunidade da dança”, diz Danilo. “Essa união transforma pequenas ações em grandes impactos.”

whatsapp image 2025 07 16 at 11.03.59
O lar precisa de ajuda para continuar a acolher os idosos. Foto: Arquivo pessoal

West Solidário – São João + Aula e Prática de West Coast Swing
Quando: 19 de julho (sábado) das 14h às 20h
Onde: SMPW Quadra 1, Conjunto 4, Lote 4 – Condomínio Palmares, Park Way
Entrada: 1kg de alimento não perecível e uma comida típica de São João
Entrada apenas com nome na lista

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado