De professores para professores, no dia em que são homenageados, o clube de comédia Aplausos DF preparou um show especialmente dedicado à categoria. A apresentação do Ria dos Professores será às 20h nesta quarta-feira (15), no espaço que está prestes a completar um ano de atuação na QE 34 do Guará. O show original da casa foi criado especialmente para celebrar os mestres das salas de aula. A entrada é gratuita para professores.
Leonardo Ladislau Batista é o proprietário do Aplauso e conta que a casa vai fazer um ano no dia 7 de novembro. “O Aplauso virou um ponto de encontro de comediantes e artistas em geral”, afirmou. Segundo Leonardo, a ideia para o show em homenagem aos professores surgiu através de uma conversa com Cleber Monteiro, um professor renomado de cursinho, que foi aluno das aulas de teatro e comédia da casa no semestre passado. Leonardo descreveu que o ex-aluno tem um estilo didático misturado com muito humor. “Nesse último final de semana, por exemplo, ele deu uma aula para adultos em Águas Lindas de Goiás e era a semana do cabelo maluco, ele foi de cabelo maluco. Esse cara encara a comédia e a usa como um instrumento para o ensino”, comentou.

Neste dia 15, o clube inicialmente não iria abrir. Entretanto, surgiu a ideia de fazer um espetáculo voltado para o universo de ensino e como Leonardo lembra, Cleber se empolgou com a ideia. Como a data comemorativa é o Dia dos Professores, os dois pensaram em nomear o show como: “Ria dos Professores”. “Cleber é ex-aluno nosso, hoje um aspirante a comediante, que trabalha hoje nos bastidores com o meu grupo de comédia”, afirmou. Leonardo apontou que o ex-estudante de teatro e comédia vai ser um dos comediantes da noite. “Porque tudo começou com esse papo com o Cleber. Depois foi com o Daniel, que também faz parte da nossa equipe do Aplausos e é professor universitário e da educação básica”, disse.
A programação do show conta com um elenco completo de professores que também dominam os palcos da comédia e farão os stand ups da noite. Os nomes são: Daniel Veloso – professor da educação básica e universitária, integra o grupo Seis4aí e faz parte da Aplausos; Gabriel Reis – já foi professor de xadrez e coordenador escolar, mas hoje apresenta o stand-up solo “Ministro da Educação”; o já citado Cleber Monteiro – professor do Gran Cursos e da equipe “Os Pedagógicos”; e Daniel Vilas Bôas – comediante e ex-professor de teatro, da Cia Sete Belos, com um show inspirado em matérias escolares.

Como a maioria das escolas está na “Semana do saco cheio” e só vão retornar na quinta-feira, a ideia é que ao assistir o show do Aplauso, os professores retornem para a sala de aula mais relaxados e tranquilos. Na quarta-feira, segundo Leonardo, uma das atrações será um quiz no palco para os professores. “Isso vai ser uma surpresinha, mas a gente vai ter um quiz no palco, tipo um passa ou repassa com os professores, para a gente testar o conhecimento deles do dia a dia da escola”, contou. “Nós estamos muito empolgados de verdade, porque é um show que está sendo criado pela equipe do Aplauso”, ressaltou. Leonardo explicou que o clube tem alguns produtos originais, mas também recebe muitos artistas. “Estamos muito felizes que está dando muito certo. Até agora tivemos quase 100% de adesão de professores retirando as cortesia”, disse. De acordo com Leo, o intuito não é lucrar, mas sim entregar uma experiência divertida para os professores.
Primeiro clube de comediantes do DF
O Aplauso é o primeiro local de Brasília dedicado exclusivamente à comédia. A ideia ao abrir o espaço foi fomentar a cena de comédia e criar um lugar fixo para ensaios e apresentações. Depois de deixar o emprego de longa data em um banco, Leonardo conseguiu, com o apoio de amigos e familiares, montar o Aplausos no Guará — ponto de encontro entre o Plano Piloto e outras regiões administrativas do DF, como ele mesmo comenta.
Em 2024, na inauguração, o grupo G7 foi o responsável por estrear o palco da casa. “Desde então, a gente foi abraçado coletivamente pelos artistas. Achei que o caminho seria o inverso, que seríamos conhecidos primeiro pelo público, já que há uma carência desse tipo de show em Brasília”, explicou. Mas, em seu primeiro ano de atuação, o espaço já recebeu tanto artistas locais quanto nomes de destaque nacional.

Hélio de La Peña, do Casseta & Planeta, Rodrigo Capela, Titela, Thiago Santinelli, Melhores do Mundo, entre outros, já se apresentaram no clube, que funciona da seguinte forma: de quarta a domingo, acontecem os shows; às terças-feiras, das 19h30 às 22h30, são oferecidas aulas de teatro, ministradas por Leonardo e Daniel Veloso.
Ele acredita que a cena da comédia em Brasília reacendeu com a chegada do Aplausos. “A gente vê grupos de teatro, como o meu, voltando a se apresentar, grupos surgindo e pessoas se organizando para produzir ali na casa”, destacou. Leonardo cita ainda que muitos artistas que estavam afastados dos palcos voltaram a se apresentar — como Carmela (personagem de Diogo Ponzi), que retomou os shows no clube. Vitor Leal, do grupo Melhores do Mundo, também estreou um show de stand-up na Aplausos. “Temos stand-up, peças, palhaçaria, noites temáticas — tudo aquilo que é voltado para comédia.” Ele considera que o networking nesse nicho do entretenimento está acontecendo, hoje, dentro da Aplausos.
Saiba mais:
Ainda segundo Leonardo, em Brasília existem as casas de show para mais de 500 pessoas, como o Legendary Comedy. Mas um clube de comédia é sempre um lugar mais intimista, para 100 e 175 pessoas em média.
Serviço:
Ria dos Professores! O show que vai dar nota 10!
Data: 15 de outubro
Local: Aplausos Clube de Comédia – QE 34 comercial B loja 18, Guará II
Horário: 20:30h
Mais informações e ingressos: @aplausosdf