Após emocionar o público com uma narrativa poética sobre mudanças climáticas, o espetáculo Fábrica de Nuvem amplia sua presença no CCBB Brasília com atividades voltadas à formação e ao diálogo. A primeira delas acontece hoje das 15h30 às 17h30: a oficina gratuita “Corpo em Suspensão”, destinada a jovens de 12 a 16 anos.
Conduzida por João Ferreira, diretor, dramaturgo e criador da peça , a vivência propõe uma imersão sensível no universo cênico de Fábrica de Nuvem, utilizando a própria estrutura do espetáculo, uma casa de ferro suspensa, como espaço de experimentação. A atividade combina jogos teatrais, consciência corporal e técnicas de acrobacia aérea para investigar, com leveza e profundidade, a relação entre corpo, emoção e gravidade.
Voltada a até 12 participantes, a oficina exige que os jovens estejam acompanhados por um responsável. A inscrição é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site do CCBB.
“Queremos oferecer uma experiência artística segura, lúdica e inspiradora, capaz de conectar corpo e imaginação de forma coletiva e afetiva”, destaca João Ferreira, cuja trajetória une circo, teatro físico e dramaturgia não verbal.

Debate com o público
A programação complementar segue no sábado, 9, com um bate-papo entre o diretor e o elenco da peça logo após a apresentação. O encontro é um convite ao público para dialogar sobre os processos criativos de Fábrica de Nuvem, os temas ambientais tratados em cena e o papel da arte na construção de uma consciência coletiva sobre o clima e o futuro do planeta.
Sobre o espetáculo
Fábrica de Nuvem narra um dia na vida de uma palhaça sobrecarregada, que além de cuidar da casa e da filha, tem uma missão vital: manter o equilíbrio climático da Terra. A rotina é interrompida pela chegada de um inesperado intruso — um saco plástico —, que desestabiliza sua delicada fábrica de nuvens.
Misturando arte circense, dramaturgia sensível e crítica ambiental, a montagem arrebatou quatro prêmios no 8º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças e Jovens, incluindo o de Melhor Espetáculo. Desde sua estreia, em 2023 no Rio de Janeiro, a peça tem sido elogiada por sensibilizar o público infantojuvenil sobre questões urgentes com poesia e imaginação.

Ficha técnica e elenco
Além de João Ferreira, que também assina a dramaturgia e direção, o espetáculo conta com a bailarina Flávia Costa, ex-integrante da Intrépida Trupe e idealizadora do Sonoros Festival de Sapateado; o bailarino Julio Manhães, coreógrafo e intérprete-criador com formação em dança contemporânea; e Alarisse Mattar, artista de circo, atriz e dramaturga, com passagens por festivais como Panorama, FITU e Satyrianas.
Oficina “Corpo em Suspensão”
Quando: Terça-feira, 5 de agosto, das 15h30 às 17h30
Onde: CCBB Brasília
Gratuito (retirada de ingressos pelo site)
Debate com o público
Quando: Sábado, 9 de agosto, após a sessão, às 16h
Onde: CCBB Brasília
Entrada gratuita com ingresso do espetáculo
Fábrica de Nuvem
Quando: de 23 de julho a 10 de agosto
Quartas a sábados, às 16h | Domingos, às 15h
Entrada franca