Amanhã, o Centro Tradicional de Invenção Cultural, na 813 Sul, recebe mais uma edição do projeto Brasilidades – As Ciências Populares, que une arte, ancestralidade e conhecimento popular em aulas-espetáculo e apresentações culturais. A programação começa às 17h, com a participação do artista e pesquisador Gandhy Piorski, seguido, às 18h30, por uma apresentação do Trio de Choro.
Idealizado pelo grupo Seu Estrelo, o projeto acontece até setembro com entrada gratuita e tem como proposta promover encontros entre o público e mestres das tradições populares brasileiras. A iniciativa convida a comunidade a mergulhar nas ciências e mistérios da cultura popular por meio de experiências que combinam espiritualidade, oralidade e expressão artística.
Neste sábado, o destaque é Gandhy Piorski, pesquisador maranhense conhecido por seu trabalho em torno do imaginário da infância e da força simbólica presente nas culturas populares. “Estou animado para trazer reflexões sobre a criança brasileira imersa em expressões mitológicas que movem sua vida com inspirações anímicas. É essa poesia popular que encanta as gerações e forma cidadãos brincantes”, afirma Piorski.
A noite segue com o Trio de Choro, celebrando um dos gêneros mais tradicionais da música brasileira. O grupo reúne dois nomes de diferentes gerações: Fernando César, herdeiro da tradição dos chorões que migraram para Brasília nas décadas passadas, e o jovem bandolinista Tiago Tunes, representante da nova cena do choro na capital.

Para Mestre Tico Magalhães, idealizador do projeto, a proposta é fortalecer a identidade cultural por meio da convivência entre tradição e formação: “A educação nos ensina a nossa sina. Os patrimônios culturais não deixam a gente perder o que já somos. Juntar os dois é fundamental para que a gente não se perca do que a gente é e construa pontes para o que a gente quer vir a ser.”
O projeto Brasilidades é o primeiro realizado pelo grupo Seu Estrelo como Patrimônio Imaterial do Distrito Federal. A ação é financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF) e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC/DF). A programação segue até setembro, sempre aos sábados, com encontros que misturam aulas-espetáculo e apresentações de grupos reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do DF.
Programação completa
- 12/07
17h – Gandhy Piorski (MA)
18h30 – Trio de Choro (DF) - 02/08
17h – Renata Amaral (SP)
18h30 – Folia de Reis (DF) - 23/08
17h – Luna Vitrolira (PE)
18h30 – Fuá de Seu Estrelo – Orquestra (DF) - 20/09
17h – Luis Rufino (RJ)
18h30 – ARUC (DF)
Brasilidades – As Ciências Populares
Onde: Centro Tradicional de Invenção Cultural – CTIC (813 Sul)
Quando: Sábados, a partir das 17h
Entrada gratuita (sujeita à lotação)