Representantes de sete países africanos – Gabão, Gâmbia, Guiné, Maláui, Mali, Moçambique e Marrocos – estarão em Brasília de 23 a 27 de fevereiro para conhecer políticas brasileiras de proteção social, segurança alimentar, inclusão produtiva e governança descentralizada. A visita de estudos é organizada pelo Banco Mundial e pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A programação inclui apresentações técnicas, debates institucionais e visitas de campo para observar a implementação prática de ações como o Bolsa Família, o Cadastro Único e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de programas de inclusão produtiva e de segurança alimentar e nutricional.
Um dos destaques da semana é a sessão com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que apresentará um panorama do compromisso do Brasil com o desenvolvimento social e com a luta contra a fome. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada durante a presidência brasileira do G20, também será abordada. O evento ocorre na terça-feira (24 de fevereiro), às 9h, no MDS.
Na quinta-feira (26 de fevereiro), as delegações visitarão três unidades de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Distrito Federal para conhecer em detalhes a dinâmica do atendimento, a atuação das equipes e o modelo de proteção social no território. À tarde, haverá uma sessão especial sobre a Aliança Global, com o diretor do Mecanismo de Apoio, Renato Domith Godinho, que apresentará possibilidades de cooperação para a implementação de políticas públicas nos países participantes.
O último dia será dedicado ao intercâmbio internacional, quando cada país apresentará suas experiências, desafios e políticas nacionais.