Menu
Eventos

Boi de Seu Teodoro celebra tradição e reúne grupos de cinco estados em Sobradinho

Festa ocorre neste fim de semana e marca os 100 anos do Boi da Fé em Deus, do Maranhão

Larissa Barros

28/08/2026 5h00

batizado do boi de seu teodoro 23 06 2018 foto davi mello festival cerratense 2026 (6)

Foto: Davi Mello

A tradição do Bumba Meu Boi atravessa gerações e mantém vivo um ciclo de celebrações que começa meses antes da festa. Em Sobradinho, essa história ganha mais uma edição neste fim de semana, com a Festa do Boi de Seu Teodoro 2026, marcada para os dias 29 e 30 de agosto, no Centro de Tradições Populares de Sobradinho. A programação reúne mestres e grupos do Distrito Federal, Maranhão, Pará, Goiás e São Paulo.

Coordenador-geral do Boi de Seu Teodoro e filho do saudoso Mestre Teodoro Freire, Guará Freire explica que a tradicional Morte do Boi é mais do que uma apresentação. Ela representa uma etapa importante do ciclo do Bumba Meu Boi e, para a comunidade, uma forma de respeitar os ensinamentos deixados pelas gerações anteriores.

boi de seu teodoro 03 05 2024 mat foto davi mello (16)
Foto: Davi Mello

“Para nós, manter viva a tradição da Morte do Boi é, primeiramente, cumprir uma obrigação. O boi começa a ensaiar no sábado de Aleluia, depois é batizado em junho e, então, chega o momento de realizar a cerimônia da morte. É uma forma de manter vivo o ciclo do Bumba Meu Boi e respeitar o legado que nossos ancestrais deixaram”, explica.

Segundo Guará, preservar esse calendário é uma maneira de garantir que a tradição continue sendo transmitida de geração em geração. “A gente não pode deixar essa tradição morrer. É importante cumprir cada etapa desse ciclo e manter aquilo que nossos ancestrais nos deixaram como legado”, afirma.

Encontro de tradições

A edição deste ano amplia o caráter de intercâmbio cultural da festa ao receber manifestações de diferentes regiões do país. Entre os convidados estão o Boi da Fé em Deus, do Maranhão; o Carimbó Beija Flor de Marudá, do Pará; o Boi do Rosário, de Goiás; além do músico maranhense Tião Carvalho, radicado em São Paulo.

boi de seu teodoro 23 06 2024 foto davi mello al (40)
Foto: Davi Mello

Para Guará, a presença dos grupos representa um reconhecimento da força das manifestações populares e contribui para aproximar diferentes tradições. “Reunir esses grupos de fora de Brasília é muito importante para nós. Ter o Boi da Fé em Deus, do Maranhão, que está completando 100 anos, trazer um grupo do Pará, de uma região tão forte do carimbó, e receber o mestre Tião Carvalho, que é maranhense e está há muitos anos em São Paulo, só soma à nossa festa. É uma alegria e também um ensinamento para nós”, destaca.

O Boi do Rosário, de Pirenópolis (GO), também representa esse movimento de preservação cultural fora do Maranhão. O grupo tem entre seus integrantes descendentes de maranhenses e mantém a tradição do boi no estado vizinho ao Distrito Federal. “O Boi do Rosário é uma junção de filhos de maranhenses e de pessoas de outras regiões. O mestre Noel, que é filho do mestre Tião Carvalho, está em Goiás realizando e mantendo essa tradição cultural do boi fora do Maranhão. Para nós, é uma riqueza enorme”, conta Guará.

Um século de história

Um dos principais destaques da programação é a participação do Boi da Fé em Deus, que completa 100 anos de existência. O grupo maranhense será homenageado durante a festa, que também celebra os 63 anos do Boi de Seu Teodoro.

boi de seu teodoro 30 04 2024 ma foto davi mello (15)
Foto: Davi Mello

A relação entre os grupos, segundo Guará, é antiga. Ele conta que teve a oportunidade de morar em São Luís por quase oito anos e já recebeu integrantes do Boi da Fé em Deus em eventos realizados em Brasília. “Eu tive a oportunidade de morar em São Luís por quase oito anos e já conheço o trabalho deles. Eles estiveram em Brasília três vezes nos nossos eventos. É um grupo de muito respaldo, que mantém sua tradição na cidade de São Luís. Por isso, fomos juntando forças para conseguir trazer essa homenagem para Brasília”, afirma.

Para ele, a celebração do centenário em Brasília ganha um significado especial justamente pela possibilidade de aproximar duas tradições com décadas de história. “100 anos não são 100 dias nem 100 meses. É uma história muito grande. Poder celebrar este centenário em Brasília, junto com os 63 anos do Boi de Seu Teodoro, é uma maravilha para nós”, ressalta.

Serviço
Festa do Boi de Seu Teodoro 2026
29 e 30 de agosto
Centro de Tradições Populares de Sobradinho — Quadra 15, Área Especial nº 02, Lotes A, B, C e D, Avenida Contorno
Entrada gratuita
Acessibilidade com intérprete de Libras
Sábado, a partir das 16h; domingo, a partir das 14h

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado