Andréia Castro com agências
andreia.castro@jornaldebrasilia.com.br
O estilista Romildo Nascimento, morador de Ceilândia, deve estar rindo à toa. Ele integra o time de dez participantes que concorre ao prêmio de R$ 50 mil no reality show Estilista Revelação 2012, promovido pela Xuxa, em seu programa TV Xuxa (Globo). O concurso quer dar visibilidade a jovens estilistas que sonham em ter projeção no mundo da moda. Hoje, a partir das 14h46, Romildo e seus concorrentes enfrentam a primeira prova eliminatória da competição.
“Eu participei das outras edições do concurso e acabei não sendo selecionado, mas insisti até conseguir”, disse Romildo ao TV Xuxa de sábado passado. Pernambucano, Romildo veio morar em Brasília por causa da irmã, que já vivia aqui. “Ele trabalhava na farmácia em que eu comprava e sempre me pedia uma oportunidade de mostrar seu trabalho”, conta Márcia Lima, idealizadora do Capital Fashion Week. Após vários pedidos, em 2005, Márcia finalmente deu a chance que Romildo tanto queria, e ele participou do concurso de novos talentos do evento fashion.
“Desde então, ele participa de todas as edições do evento”, afirma Márcia. A madrinha profissional de Romildo diz estar torcendo muito por ele. “O Romildo é muito talentoso. Ele merece e muito essa projeção”, comemora.
Para ressaltar o talento do pernambucano-ceilandense, Márcia destaca o episódio que aconteceu há dois anos durante um almoço em sua casa: “O estilista internacional Kenzo Takada adorou uma das peças da coleção de Romildo. Ele comprou a camisa e a vestiu na mesma hora.“
Ao longo do quadro, Romildo vai ter que provar suas habilidades na profissão ao elaborar os mais diversos tipos de peça. Quatro profissionais da área de moda, entre eles a top model Fernanda Tavares, e a atriz Mariana Rios decidirão quem vai ficar e quem será eliminado. “A votação acontecerá no palco e os jurados terão total liberdade de escolha”, explica o diretor do programa, Mario Meirelles.
Para ajudar os participantes a não passar vergonha na hora de exibir seus trabalhos, foi convocado o estilista David Pollak, sócio da marca paulistana D’Arouche. A ideia é passar um pouco de sua experiência para os iniciantes. Mas a frustração de perder poderá ser grande para quem for eliminado. “Eles saem tristes, mas temos uma equipe que cuida deles até a volta para a casa”, explica o diretor da atração.
Confinamento
No período dos quatro sábados do concurso, os dez estilistas ficarão hospedados – e não confinados – em um hotel no Rio de Janeiro. No local, um ateliê, com tecidos e máquinas de costura, foi montado especialmente para o concurso. O objetivo é fazer com que o espaço seja usado para o desenvolvimento do projeto de cada um dos concorrentes ao posto de campeão do quadro, resultado que só será definido no dia 6 de outubro.
Procurado pela reportagem, Romildo contou por telefone que não pode dar detalhes sobre sua participação na competição sob pena de ser desclassificado.