Nesta quinta-feira, estreia o espetáculo multimídia que reúne teatro, música e dança, Nise da Silveira – Senhora das Imagens. A peça narra a história de uma das mulheres brasileiras mais importantes do século XX. Precursora de métodos alternativos de tratamento psiquiátrico, Dra. Nise aboliu os usuais choques elétricos, passando a utilizar terapias que abordavam pintura, escultura e modelagem.
O espetáculo apresenta um painel dos acontecimentos marcantes da vida da psiquiatra. A infância em Alagoas, do começo do século XX, o início de sua formação acadêmica, em Salvador, a chegada ao Rio de Janeiro, em 1927, sua paixão por Artaud, o encontro com o psicanalista suíço Carl Gustav Jung, discípulo predileto e rompido de Sigmund Freud, até a consagração internacional do trabalho dessa psiquiatra que mudou os rumos da medicina.
Na encenação, Mariana Terra é Nise da Silveira. A atriz é filha de Raffaele Infante, renomado psiquiatra que conviveu com Nise. PHD em psiquiatria, na Inglaterra, Infante foi também diretor do IPUB-UFRJ, além de criador da Psicodramaturgia, desenvolvendo no teatro um trabalho similar ao que a Dra. Nise realizava nos ateliês. As coreografias da peça são de Ana Botafogo.
Nise da Silveira – Senhora das Imagens – Nesta quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Na Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 4, anexo do edifício Matriz da Caixa Econômica Federal). Ingressos: R$ 20 (inteira). Informações: 3206-9448. Não recomendado para menores de 16 anos.