Menu
Viva

Espetáculo “Respire” abre Temporada França-Brasil 2025 em Brasília com travessia aérea de Johanne Humblet

Funâmbula francesa da companhia Les Filles du Renard Pâle fala sobre riscos, emoções e expectativa de encontro com o público brasileiro

Aline Teixeira

20/08/2025 17h05

whatsapp image 2025 08 20 at 14.14.54

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21), às 18h15, o céu de Brasília será cenário de um espetáculo inédito: “Respire”, da renomada funâmbula francesa Johanne Humblet, diretora artística da companhia Les Filles du Renard Pâle. A apresentação única acontece no Complexo Cultural da República, entre a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional, marcando a abertura oficial da Temporada França-Brasil 2025.

Suspensa sobre um fio, Humblet fará uma travessia aérea que busca simbolizar, ao mesmo tempo, o vínculo entre as duas nações e a delicadeza da democracia. Para ela, o risco faz parte da vida e da arte.

“O meu trabalho é realmente baseado na ideia de assumir riscos. Na vida, eu digo que é preciso correr riscos para avançar. É preciso arriscar o encontro, o intercâmbio, é preciso arriscar o desconhecido, sobretudo, para seguir em frente. E aqui, vamos de fato surpreender o público, brincar com as emoções — emoções viscerais, verdadeiras. Porque, quando estamos lá em cima, não podemos mentir, não podemos trapacear”, afirma a artista.

Johanne começou no fio ainda criança, aos oito anos, como equilibrista mirim. Desde então, nunca parou. Há cerca de dez anos, dedica-se ao funambulismo em grande altura, sempre em busca de inovação técnica e novos limites.

“Os grandes desafios que enfrentei foram, em geral, aqueles que eu mesma me impus, porque gosto de avançar dentro da restrição. Um dos momentos mais marcantes da minha trajetória foi passar 24 horas sobre o fio, em um festival na França. Posso dizer que hoje eu não apenas pratico, eu vivo o fio plenamente”, conta.

A companhia Les Filles du Renard Pâle, criada em 2016 em Châlons-en-Champagne, França, é reconhecida por sua pesquisa artística na corda bamba, pela mistura de circo contemporâneo e música ao vivo e pela ousadia em ocupar tanto palcos tradicionais quanto espaços urbanos.

No Brasil, Johanne destaca o desafio e a riqueza do intercâmbio cultural.

“Partimos da França e descobrimos uma nova cultura, uma nova forma de trabalhar. É preciso aprender a se adaptar e avançar juntos em um mesmo objetivo. Nem sempre é fácil, mas o mais fascinante é encontrar soluções a cada vez — e nós as encontramos. Isso é realmente enriquecedor neste projeto”, reflete.

Além da travessia aérea, a noite de abertura da Temporada contará também com a apresentação do Boi do Seu Teodoro e com um show da cantora franco-beninense Angélique Kidjo, que dividirá o palco com Daniela Mercury, Puma Camillê e Karla da Silva.

Ansiosa pelo encontro com o público brasileiro, Humblet reforça o convite:

“Cada vez é diferente, e estou muito curiosa para ver como essa performance será recebida no Brasil. O espetáculo vivo é isso: a troca. Então, nos vemos na quinta-feira para o Respire, uma travessia cheia de emoções que vamos compartilhar juntos, lá no alto.”

A Temporada França-Brasil 2025 representa o terceiro grande capítulo no intercâmbio cultural entre os dois países. Em 2005, o Ano do Brasil na França apresentou uma nova imagem do país aos franceses. Quatro anos depois, em 2009, o Ano da França no Brasil trouxe ao público brasileiro um panorama da criação artística contemporânea francesa. Agora, passados 19 anos, a iniciativa volta com um propósito ampliado: celebrar os valores e desafios compartilhados. A nova edição destaca o compromisso comum com a democracia, a diversidade cultural e a luta contra as mudanças climáticas. Mais do que promover o conhecimento mútuo de suas culturas, a Temporada 2025 busca construir pontes para que França e Brasil enfrentem juntos os grandes desafios globais.

Temporada França-Brasil 2025
Data: 18 a 23 de agosto
Horário: 17h às 22h
Local: Complexo Cultural da República (entre a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional), Brasília – DF
Ingressos: Show de Angélique Kidjo – Festival Convergências, em Brasília em Brasília – Sympla
Mais informações: http://www.francabrasil2025.com/

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado