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Viva

Espetáculo recifense homenageia Lorca em seus 75 anos de falecimento

Arquivo Geral

03/07/2012 16h24

Foto: Tuca Siqueira

Após ganhar os prêmios de melhor figurino para Luciano Pontes e melhor iluminação para Luciana Raposo no 17º Janeiro de Grandes Espetáculos (PE), o espetáculo Um Rito de Mães, Rosas e Sangue, dirigido por Claudio Lira, inicia sua turnê nacional e será apresentado em quatro capitais no mês de julho: Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Um Rito de Mães, Rosas e Sangue, um ato poético em três quadros, traz à cena uma livre adaptação das três tragédias rurais de Garcia Lorca: Bodas de Sangue (1933), Yerma (1934) e A Casa de Bernarda Alba (1936). Aqui a criação de Lorca é apresentada como um espetáculo ritualístico ambientado num lugar distante, no qual o tempo e o espaço são reinventados e metaforizados dentro da cena.

 

A peça transforma as tragédias em quadros, onde a Mãe é o foco central do ritual cênico: é ela quem dita as regras do jogo. No primeiro quadro, Claudio Lira versa sobre a memória e o futuro da mãe no momento posterior aos acontecimentos da tragédia Bodas de Sangue. É o desabafo de uma mãe perante suas lembranças, seus fantasmas e o infortúnio da morte de seu filho, assassinado no dia do casamento. Diante do túmulo deste e da ausência do marido, também já morto, e com quem conviveu por apenas três anos, ela amaldiçoa as navalhas e outros objetos cortantes, enquanto vira comentário para as vizinhas. No segundo quadro, A Casa de Bernarda, um universo sufocante e claustrofóbico é instaurado pela mãe Bernarda Alba, que com mãos de ferro, condena as suas filhas a um luto eterno, até que alguma delas se case. No terceiro e último quadro, Yerma, a peça desvenda as várias Yermas, que se sobrepõem, à medida que as esperanças da personagem vão se dissipando em sua busca incessante pela maternidade.

 

A costura desse tecido cênico é feita através da combinação de duas personagens opostas, Maria Josefa, a louca mãe de Bernarda, que anseia por vida e liberdade, e a mendiga, símbolo do mau agouro presente em alguns textos de Lorca, figura que, segundo o próprio autor é a morte na iconografia dos seus textos

 

Serviço:

Local: Teatro Goldoni
Endereço: EQS 208/209 Lote A – Asa Sul, Brasília
Mais informações: (61) 3443-1747 e pelo email: casaditalia@casaditaliadf.org.br 
Dia:  06, 07 e 08 de julho – Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 17h

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