Camilla Sanches
camilla.sanches@jornadebrasilia.com.br
Um dos grandes papéis na carreira de Bruce Gomlevsky foi a interpretação do músico Renato Russo, no espetáculo Renato Russo, a peça. Agora, o ator volta ao palco do Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil – muito querido por ele, por sinal –, com outro clássico, desta vez da literatura mundial, francesa mais precisamente. Ele dá vida ao herói romântico do século 19 Cyrano de Bergerac, em espetáculo homônimo. A estreia é nesta sexta-feira e as apresentações seguem até o próximo dia 21.
No palco, o ator divide a cena com a mulher, Julia Carrera, com quem é casado há 11 anos e tem dois filhos, com nomes de príncipe e princesa, a propósito: Nicholas e Valentina, de oito e quatro anos.
Julia é Roxane, a prima por quem Cyrano é apaixonado, mas não tem coragem de se declarar por causa do complexo pelo nariz demasiadamente comprido. Ele se considera feio demais para merecer o amor dela. Decide, então, para demonstrar seus sentimentos, tornar-se porta-voz de Christian de Neuvillete, jovem e belo cadete, também apaixonado pela dama, e inapto para cortejá-la. A Paris de 1640 é o palco onde as cenas se desenrolam.
O texto de Edmond Rostand, em 1897, conta a história desse herói, na linha de Dom Quixote de Cervantes, que, ao contrário deste, não luta contra moinhos de vento, mas, sim, contra a covardia e a estupidez. A tradução foi especialmente encomendada por Gomlevsky, que, além de protagonizar a montagem, também produziu o espetáculo. O trabalho coube, então, a Marcos Daud.
Revezamento
No palco, 15 atores se revezam em mais de um papel. “Naturalmente, os protagonistas fazem apenas uma personagem”, diz Bruce. Na direção, João Fonseca, vencedor do Prêmio Shell 2011 pela direção de Maria do Caritó, que passou por aqui no primeiro semestre, com Lília Cabral. “A peça é bonita, sobretudo, simples, poética e honesta. Bem temporal”, destaca, por fim, o ator que é um amante confesso dos clássicos literários. (Camilla Sanches)
Cyrano de Bergerac – A partir desta sexta-feira a 21 de agosto. No Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul, Trecho 2). De hoje a 14 de agosto, às 21h. De 17 a 21, quinta a domingo, às 21h. Ingressos: R$ 15 (inteira). Não recomendado para menores de 12 anos.