O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) tem cumprido uma agenda especial em homenagem ao centenário do nascimento de Nelson Rodrigues. Desde setembro, sete peças do grande dramaturgo brasileiro tem sido apresentadas dentro do Ciclo de Leituras Dramáticas Audacioso Nelson. O ciclo se completa em mais duas terças-feiras, 16 e 23, às 19h30.
Também em homenagem ao escritor, o NAC apresenta a peça Exagerei no Rímel, de Zeno Wilde e dirigida por Adalto Serra, no Teatro Goldoni, na Casa d’Italia, de 8 a 25 de novembro.
Conhecido por abordar temas ligados à marginalidade, o dramaturgo Zeno Wilde é comparado por críticos a Nelson Rodrigues. Para não deixar dúvidas quanto à inspiração, batiza suas personagens com nomes de personagens de Nelson Rodrigues.
O espetáculo Exagerei no Rímel ficará em cartaz durante todo o mês de novembro, de quinta-feira a sábado, às 21 horas; e domingos, às 20 horas, com entrada franca.
A peça é dividida em três episódios com intervalos musicais e interpretada por dois atores, Ricardo Cesar e Cassius Desconsi, nos papeis de seis adolescentes. Na primeira cena, Na Mais Tenra Idade,Lúcia e Alaíde, nome das duas irmãs de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, conversam durante um velório, caixões lado a lado, mortas que foram por brigadeiros envenenados, vingança pelo modo como as moças espezinhavam a prima, tratada com animosidade por “redonda”.
Em Por Força do Hábito, as irmãs dividem a mesa de refeição em um convento. Entre o pão e o perdão, uma delas revela como põe fim aos coroinhas. E emA Cauda Santa, as irmãs velam o corpo da mãe, que cometeu suicídio. Falam de culpas, menstruação, beijos durante o banho e flagradas pela mãe, e de aberração pela cauda, que uma delas carrega de nascença.
Conhecido por abordar temas ligados à marginalidade, o dramaturgo Zeno Wilde (1947-1998) é comparado por críticos a Nelson Rodrigues. Para não deixar dúvidas quanto à inspiração, Zeno Wilde batiza suas personagens com nomes criados por Nelson Rodrigues.
Além de Exagerei no Rímel, Zeno Wilde escreveu Blue Jeans – Uma Peça Sórdida, Vestida de Noiva, Salve o Prazer – Assis Valente, Uma Lição Longe Demais, Zero de Conduta, Os Olhos Cor de Mel de James Dean, entre outras peças.
Durante a temporada, serão distribuídas senhas na bilheteria do Teatro Goldoni, que dispõe de apenas 100 lugares, duas horas antes do espetáculo começar.