Novo espetáculo de Felipe Vidal faz estreia nacional no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília nesta quinta-feira (18). Depois da Queda conta a história do relacionamento da musa Marilyn Monroe (Simone Spoladore) com o marido, escritor e dramaturgo Arthur Miller (Lucas Gouvêa).
A história autobiográfica escrita pelo próprio Arthur Miller, uma das referências do teatro do século XX, é um dos mais relevantes textos do autor. Depois da Queda (After the Fall) de Arthur, dramaturgo norte?americano tido como.
O texto, estruturado com recursos expressionistas, uma narrativa não linear, parte das reflexões de Quentin (alter ego de Miller), um advogado nova-iorquino que decide reexaminar sua vida para ver se deve ou não se casar com seu mais recente amor. O jogo é claramente inspirado na vida pessoal de Miller e os personagens e acontecimentos aparecem como o protagonista se lembra deles.
A cena mantém um clima de mistério. Quentin (Lucas Gouvêa) é apresentado como um homem consciente, subjetivo, mais de pensamento do que de ação. Maggie (Simone Spoladore), ao contrário, é pura inconsciência, intuição, impulsividade. Sobre Marilyn, Arthur Miller nunca escondeu o que pensava: “Tinha um perfil autodestrutivo”, dizia o ex-marido. De Brasília, o espetáculo segue para o Rio de Janeiro, onde faz temporada de 16 de novembro a 17 de dezembro, no Teatro Gláucio Gil, do qual Felipe Vidal e Daniele Avila Small são os diretores artísticos.
A encenação atual acontece 48 anos depois da primeira. Em 1964, o diretor paulista Flávio Rangel viu a estreia do espetáculo After the Fall, em Nova York, e ficou tão apaixonado pelo texto que realizou, no mesmo ano no Brasil, a primeira montagem da peça de Miller fora dos Estados Unidos. Após esta lendária encenação, protagonizada por Paulo Autran e Maria Della Costa, o texto nunca mais ganhou a cena brasileira. Agora, o espetáculo do diretor Felipe Vidal apresenta uma nova tradução e encenação para a peça de Miller.
A montagem de Depois da Queda também dá sequência a um trabalho iniciado por Felipe Vidal em rock’n’roll, de Tom Stoppard (2009). Não só um aprofundamento nas questões de tradução e encenação, mas também um desdobramento do trabalho da equipe, já que boa parte do elenco e ficha técnica de Depois da Queda trabalhou também em rock’n’roll.
No elenco estão ainda Gabriela Carneiro da Cunha, José Karini, Paulo Giardini, Thais Tedesco, Leandro Daniel Colombo, Talita Fontes, Paula Tolentino e Luciano Moreira. A cenografia tem assinatura de Aurora dos Campos, iluminação de Tomás Ribas, figurinos de Flávio Souza e produção de João Braune – Fomenta Produções. Uma iniciativa do Complexo Duplo e da Projéteis – Cooperativa Carioca de Empreendedores Culturais. Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.